A NBCUniversal vem investindo em formatos originais para o canal E! Entertainment no Brasil. Segundo Klaudia Bermudez-Key, vice-presidente sênior e gerente geral da NBCUniversal International Networks da América Latina, a preferência é sempre por formatos que possam "viajar" para os outros países da região e até além. "Existe até um custo extra ao exportar o formato (já que é necessário licenciar junto ao coprodutor), mas precisamos seguir uma estratégia no uso do dinheiro", diz a executiva, destacando que o conteúdo já testado tem risco menor na hora de exportar.
Marcello Coltro (na foto que abre a matéria), vice-presidente sênior de marketing, creative & digital da NBCUniversal International Networks da América Latina, conta que o original "Drag Me As Queen" já foi exibido em outros mercados da região com boa performance de audiência e é um dos formatos que deve ganhar versões realizadas em outros países. "Ficamos surpresos com o assédio dos fãs no tour que fizemos com as drags em países da América Latina", diz Coltro. "Beleza GG é outro que tem grande potencial internacional", completa Bermudez. Os dois executivos conversaram com TELA VIVA no lançamento do line-up de conteúdos originais para 2019 do canal E!.
Outra preocupação nos formatos é buscar talentos que agreguem ao canal. "Buscamos, principalmente, as celebridades que sejam também 'influencers' e que já venham com seus seguidores", explica Coltro. Por outro lado, "o influencer que não é celebridade, pode até trazer um público, mas fica meio deslocado na grade do canal", completa.
A dinâmica de produção do canal no Brasil permite lançar um conteúdo em até um ano, após receber a proposta de um coprodutor. Segundo Coltro, os programas sendo anunciados agora para 2019 foram apresentados durante o R2C no início deste ano. O financiamento das produções vêm, principalmente, dos mecanismos Artigo 39 da MP 2228/01 e Artigos 3º e 3ºA da Lei do Audiovisual, além de recursos próprios.
Novas Temporadas
Ganham novas temporadas em 2019 os programas "Alto Leblon, Garotas do Rio", "Um Show de Noiva", "Beleza GG", e "Drag Me As A Queen".
"Alto Leblon, Garotas do Rio", que chega à segunda temporada, tem estreia prevista para abril de 2019. Coprodução com a Plano Geral, o reality traz novas protagonistas e deixa o Leblon apenas no título do programa, revelando como quatro jovens cariocas vivem, curtem e trabalham. Bárbara Evans, modelo e filha de Monique Evans; Manu Maya, empreendedora e filha de Wolf Maya; Ju Malaguti, fundadora do sex shop We Fuck; e Arielle Macedo, que é coreógrafa da cantora Anitta, mostram o perfil da garota do Rio de Janeiro hoje em dia. A série aborda a independência e realização pessoal dessas mulheres que estão buscando a sua identidade e independência, mesmo estando associadas a famosas figuras do mundo do entretenimento.
"Um Show de Noiva" também chega à segunda temporada e deve estrear em maio de 2019. O reality show que traz o mundo dos vestidos de noiva foi produzido e transmitido no E! Entertainment pela primeira vez em 2015. Agora, na segunda temporada, foi repaginado. Começando pela apresentadora Renata Kuerten, modelo internacional que acompanha participantes dos mais diferentes perfis – desde uma noiva cadeirante até um casal homoafetivo que está procurando as roupas perfeitas para o grande dia. Outro diferencial da segunda edição do programa é a presença de Constance Zahn, produtora de conteúdo, que é uma maiores experts no mercado de casamentos, e também a participação de estilistas mais renomados como Emanuelle Junqueira, Lourdinha Noyama, Dani Vidiz, Carol Hungria e Luciana Collet. A coprodução é com a LaMotta Filmes.
Coproduzido com a Manjubinha Filmes, "Beleza GG" tem a segunda temporada prevista para setembro de 2019. A primeira temporada estreou no começo de outubro. Na versão inicial, o reality documental mergulhou na vida e rotina de três das principais modelos plus size do Brasil. Cada uma delas vive um momento completamente diferente da carreira e o público é convidado a assistir e torcer pelas participantes nos obstáculos da trama. Já a nova temporada irá incluir outros profissionais especializados nesta indústria – como modelos comerciais, fotógrafos e influenciadoras que conquistaram seu lugar em um dos nichos de maior crescimento na moda e consumo, além dos fãs das redes sociais. Segundo Coltro, o E! Entertainment coloca em prática o compromisso com a inclusão de todos os tipos de belezas e pessoas por meio de uma estratégia que abrange também as plataformas digital e On Air do canal. Ao mesmo tempo, "Beleza GG" acompanha um movimento de reposicionamento feminino na sociedade e dá voz às mulheres que conquistaram o mundo da moda.
Também na segunda temporada, "Drag Me As A Queen" tem estreia prevista para março de 2019. O reality apresentado por drag queens tem o protagonismo de mulheres que buscam autoconhecimento e aceitação. Rita Von Hunty, Penelope Jean e Ikaro Kadoshi comandam a série coproduzida com a Movioca.
Novidades
Além das novas temporadas, o E! Entertainment trará ainda novos conteúdos originais, sendo um deles desdobramento de "Drag Me As A Queen". Também coproduzido com a Movioca, o spin-off "Drag Me As A Queen – Celebridades" deve ir ao ar em novembro do próximo ano. Nele, Rita Von Hunty, Penelope Jean e Ikaro Kadoshi vão receber em seu palco dez famosas que passarão por uma transformação para ter sua versão drag apresentada para os brasileiros.
Em junho deve estrear a coprodução com a Popcon Filmes "Luana é de Lua". O reality investigativo traz o dia a dia e a intimidade da família de Luana Piovani. Na série, os espectadores poderão ver uma Luana que poucos conhecem e a sua realização como esposa de Pedro Scooby, um dos principais nomes do surf de onda grande mundial, e como mãe de Dom, de 6 anos, e os gêmeos Bem e Liz, de 2. "Luana É de Lua" terá temas como fantasias sexuais, monogamia, fama e envelhecimento. Casamento, auto-imagem, influenciadores digitais, assédio e maternidade serão abordados pela apresentadora que receberá convidados especiais. Entre eles, especialistas como médicos, psicólogos, sexólogos e também celebridades como Xuxa, Pablo Vitar, Whindersson Nunes, Maria Flor e Victor Fasano.
O reality de competição "Juju Bootcamp" tem estreia prevista para julho de 2019. Sobre força, beleza e estilo, o programa comandado po Juju Salimeni – musa fitness que tem quase 14 milhões de seguidores no Instagram – se passa em uma ilha reclusa com o cenário militar onde 12 participantes irão competir uma série de desafios físicos e enfrentarão provas relacionadas com o universo de Juju – como alimentação, moda e a conquista de seguidores nas redes sociais para receber o título da nova musa fitness brasileira. A coprodução é com a Lighthouse Produções Cinematográficas e Nightshift Filmes.
"Os Szafirs" traz o dia-a-dia da família formada por pessoas com personalidades únicas. Um ator, uma socialite, uma cantora e um jovem encaram conflitos, momentos de alegria, união, discussões e até polêmicas. Beth Szafir, Luciano Szafir, Luhanna Melloni e Pedro Szafir protagonizam o reality coproduzido com a Medialand e com estreia prevista para outubro de 2019.
"Born to Fashion" chega em Agosto. O reality de competição coproduzido com a Delicatessen uma tendência que ganha o mercado de glamour, as modelos trans. "Born to Fashion" reunirá em uma mesma casa 12 profissionais que passarão por um processo de seleção na qual somente uma delas sairá vencedora. Se a vida por trás das passarelas não é tão glamourosa como parece, os desafios que as modelos transsexuais enfrentam são ainda maiores. E, ao final da atração, a profissional escolhida pelos jurados ganhará o contrato de um ano na agência WAY Model Management, responsável por alavancar a carreira de top models como Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e Candice Swanepoel.