Cabíria Festival reúne mulheres do audiovisual para debater os desafios do setor

Nesta semana, tem início o Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual. O evento, que tem programação gratuita, reúne sessões de filmes, oficinas, masterclasses e estudos de caso entre os dias 22 e 26 de novembro na Cinemateca do MAM, Cinemaison e Fundação Casa de Rui Barbosa – todos os endereços no Rio de Janeiro.

A reflexão sobre o cenário do audiovisual brasileiro é um dos objetivos do encontro, que tem como foco o protagonismo feminino e a diversidade dentro e fora das telas – para essa discussão, ele contará com a participação de algumas das mais importantes profissionais do setor, como a produtora e ex-diretora da Ancine, Débora Ivanov; a cineasta Lucia Murat; Ana Gabriela Duarte Lopes, sócia do Canal Curta!; a produtora Tatiana Leite; entre outras.

Já no primeiro dia de evento, sexta, 22, a Cinemateca do MAM será palco de dois painéis: "Gênero e Diversidade na Cadeia Produtiva do Audiovisual", às 14h30, com Débora Ivanov; a roteirista Mariani Ferreira; Paula Gomes, representando a Olhar Distribuição; Ana Gabriela Duarte Lopes, pelo canal Curta!; e Marina Pompeu, do Canal Brasil; e "Encontro de Iniciativas Afirmativas", às 16h30, com Malu Andrade, da SPCine; Erica de Freitas, do Projeto Visionárias; Josi Campos, da VideoCamp; e Fernanda Lomba, do Instituto Nicho 54.

No sábado, 23, às 15h, acontece o painel "Desafios do Audiovisual", no mesmo endereço. O debate reúne Débora Ivanov, Lucia Murat, Janaína Oliveira, Mariana Ricciardi e Tatiana Leite. Já na segunda, 25, às 17h30, é a vez do Cinemaison receber a artista Cleo e a atriz Vilma Melo representando a plataforma Cleo On Demand, enquanto Isabel de Luca e Carol Albuquerque falam em nome da Hysteria, onde exercem a função de diretora editorial e diretora criativa, respectivamente, no painel "Plataformas Digitais e Representatividade".

Além de painéis, estão programadas masterclasses e oficinas. Os temas das masterclasses são "Desenvolvimento de projetos", com a produtora executiva Raquel Leiko; "Processo Criativo", com a atriz e roteirista Karine Teles; e "Hysteria – Branded Content & Formatos Curtos", com Isabel de Luca e Carol Albuquerque, diretora editorial e diretora criativa da plataforma Hysteria, respectivamente. Em relação às oficinas, a roteirista Eleonora Loner vai ministrar a "Oficina de Diálogos", enquanto Iana Cossoy Paro, também roteirista, oferece a oficina "Autoras e personagens: a mulher no roteiro". O evento conta ainda com a "Palestra Dona de Si", apresentada pela atriz Suzana Pires, e os estudos de caso "Filmes em Processo" e "Eleições".

A participação nos painéis, masterclasses, oficinas e estudos de caso é gratuita, mas é necessário se inscrever até dia 20 de novembro por meio do site. Já para a palestra programada não é necessário inscrição prévia; haverá distribuição de senhas uma hora antes do início da programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui