Documentário "Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento" estreia no Canal Brasil

No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Canal Brasil estreia o documentário "Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento" às 18h. O filme, dirigido por Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer, narra a trajetória da personagem-título, uma professora de química carioca que pesquisa a história de uma entrada clandestina usada por traficantes de escravos no século XIX. A coprodução entre Brasil, Suíça e Alemanha foi selecionada para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também para o Festival do Rio, em 2018. 

Filha de pai afrodescendente e mãe judia-alemã, Gilda vivia na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas largou a rotina de professora de química e migrou para a cidade de Salesópolis, no interior de São Paulo, com a missão de provar a utilização da Rota Dória, estrada escondida no Vale do Paraíba (SP), no contrabando clandestino de escravos no final da década de 1830. O longa caminha pelo esforço de Gilda em conseguir informações com pessoas de sua cidade sobre a origem da estrada. Sob a posse de documentos antigos cujo teor comprovam a sua tese, a mulher é desamparada pelos moradores, que estão focados em não relembrar esse período.  

Aliado nessa procura, Roberto Manhães Reis expõe os próprios anseios em descobrir suas origens – o cineasta é afrodescendente. Com esse objetivo em vista, a montagem se utiliza de registros feitos na região pelo fotógrafo Marc Ferrez explorando o cotidiano dos africanos escravizados nas lavouras de café e, a partir dessas buscas que se complementam, o documentário faz um trabalho contra o esquecimento da história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui