Smithsonian Channel estreia documentário "Green Book: Guia Para a Liberdade"

No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Smithsonian Channel exibe o documentário "Green Book: Guia Para a Liberdade" a partir das 20h. A obra fala sobre Victor H. Green, um carteiro do Harlem, bairro novaiorquino, que nos anos 1930 publicou um livro que logo ficou conhecido como uma espécie de guia de sobrevivência para viajantes negros nos EUA. Intitulada "The Negro Motorist Green Book", a publicação tinha como objetivo ajudar os negros a viajarem com relativa segurança pelas estradas, hotéis, restaurantes, postos, lojas e demais estabelecimentos comerciais do país em um período de segregação racial intensa e institucionalizada. O livro também inspirou o longa "Green Book: o Guia", vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2019. 

Escrito e dirigido pela cineasta americana Yoruba Richen, o filme, de uma hora de duração, reúne depoimentos de historiadores, empreendedores da época e viajantes negros que enfrentaram o preconceito e o temor de percorrer os Estados Unidos naquela época. Desde a primeira metade do século XX, passando por todo o período em que vigorou o sistema de leis Jim Crow (impondo a separação entre brancos e negros em espaços públicos e privados), até o início do movimento pelos direitos civis, a segregação racial prevaleceu nos estados sulistas. E, mesmo quando viajava pelas regiões norte e oeste do país, a população negra corria riscos. 

O documentário aborda também os negócios e comunidades que prosperaram graças às indicações do guia e a história da ascensão da classe média afro-americana em Detroit, viajando ainda até Idlewild, destino de férias em Michingan que recebia negros, e visitando o A.G. Gaston Motel, em Birmingham, no Alabama, locação que teve papel central no movimento pelos direitos civis. 

"Green Book: Guia Para a Liberdade" foi escrito e dirigido por Yoruba Richen, com produção de Steve Maher e Adam Luria, da Impossible Factual Limited, para a Smithsonian Networks. Linda Goldman, Charles Poe e David Royle assinam como produtores executivos pelo Smithsonian Channel. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui