Bravi e Icab anunciam o primeiro banco de imagens independente brasileiro

Nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, Mauro Garcia, presidente-executivo da Bravi, participou da Expocine e fez dois importantes anúncios para o setor: um cartão de débito com a bandeira da associação e o Imag In, o primeiro banco de imagens independente brasileiro. 

Para desenvolver esse banco, a Bravi contou com ajuda de algumas produtoras independentes nacionais – como a Bactéria Filmes, a Grifa, a Indiana e a Têm Dendê, entre outras -, que cederam imagens brutas feitas nas últimas duas décadas. No portal, os profissionais da área, além dos demais interessados, poderão pesquisar as imagens, pré-visualizar – as imagens aparecem em baixa resolução, com marca d'água – escolher, comprar e, então, receber o material selecionado em alta resolução, já acompanhado pelo termo jurídico de uso. "É uma plataforma autossustentável para o audiovisual brasileiro, com um banco de imagens inspirado em modelos internacionais. Ele é feito por e para a produção independente. O objetivo é transformar essas imagens brutas em ativos econômicos para o setor", contou Garcia. A plataforma deve entrar em operação até o fim do primeiro trimestre de 2022. 

No site, as imagens estarão divididas em coleções, reunindo fauna, flora, paisagens e centros urbanos, por exemplo. Inicialmente, não haverá imagens de pessoas, mas a ideia é que elas cheguem à plataforma no futuro, assim como fotos. Cada produtora que disponibilizou suas imagens terá uma coleção própria dentro do banco e pode, ao longo do tempo, ir aumentando sua coleção. Mais pra frente, pessoas físicas e associações também poderão oferecer suas imagens para compra pelo Imag In. 

"É um processo prático para o produtor, que pode escolher as imagens durante seu trabalho na ilha de edição e, automaticamente, receber aquelas que escolheu. A monetização é uma das principais vantagens, isto é, se transforma em ativo para o produtor que colocou seu material ali. As produtoras que disponibilizaram imagens para o banco e quiserem adquirir outras imagens da plataforma terão descontos, assim como os associados da Bravi. Quem já comprou imagens do banco também terá descontos nas vezes seguintes", completou Marco Antônio Coelho Filho, consultor audiovisual que também está por trás da criação do banco. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui