A Tunad fez uma análise do volume da estimativa de investimento publicitário na TV relativo ao ano de 2024 (janeiro a novembro), abrangendo tanto a TV aberta de São Paulo quanto os canais de PayTV.
Em termos de estimativa de investimento nacional das marcas, Globoplay se destacou na liderança com mais de R$ 976 milhões, Claro com mais de R$ 339 milhões, Viva Sorte com mais de R$ 281 milhões, Mercado Livre com mais de R$ 243 milhões e Itaú com mais de R$ 226 milhões.
Em inserções na praça da cidade de São Paulo, MAX se destacou com 178.591, seguida por Disney+ com 165.139, Claro com 113.176, Kayak com 70.482 e CVC com 54.260. Nas categorias, Serviços de Streaming liderou a estimativa de investimento com mais de R$ 1,6 bilhão, Cosméticos com mais de R$ 737 milhões, Capitalização com mais de R$ 650 milhões, Bancos Tradicionais com mais de R$ 607 milhões e Apostas Esportivas com mais de R$ 588 milhões.
Referente às inserções das categorias na cidade de São Paulo, a categoria Serviços de Streaming se destacou com mais de 439 mil inserções, seguida por Apostas Esportivas com mais de 113 mil, Serviços de Telecomunicações com mais de 99 mil, Suplementos Vitamínicos com mais de 85 mil e Pacotes de Viagem com mais de 82 mil.
Em relação ao Uplift, que representa o aumento de buscas acima da média, o cálculo foi realizado considerando uma janela de 5 minutos antes (para estabelecer o baseline) e 10 minutos depois do anúncio, sendo considerado como Uplift tudo o que excede esse baseline. Para esta análise, o Uplift foi calculado apenas para os 5 maiores anunciantes do ano. Globoplay liderou com 5,9 milhões de Uplift Total no ano de 2024, seguido por Mercado Livre com mais de 2 milhões, Viva Sorte com mais de 1,8 milhão, Claro com mais de 1,5 milhão e Itaú com mais de 1,3 milhão.
Calculando o Uplift Médio (Uplift Total / Inserções), Mercado Livre se destacou com 296 Uplift por inserção, seguido por Itaú com 196, Globoplay com 152, Viva Sorte com 116 e Claro com 14.
Metodologia
Com uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e TV paga, o sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching, com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados.
Com os dados capturados pela auditoria, o sistema de audio-matching permite monitorar a veiculação desses criativos em outras praças, caso sejam exibidos, abrangendo mais de 150 canais em todo o Brasil.
Para o cálculo do valor investido, a Tunad utiliza dados da tabela JOVE e da The Media Trade para determinar o valor médio praticado por marcas em programas de TV, permitindo chegar a uma estimativa do investimento publicitário realizado pela marca na TV.