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Samsung Ads divulga o consumo regional de conteúdo nas Smart TVs da marca

(Foto: Divulgação Samsung)

A Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Eletronics – fez um mapeamento do país, região por região, com dados obtidos a partir da base da marca, que atualmente ultrapassa mais de 20 milhões de unidades (com um alcance de mais de 81,3 milhões potenciais consumidores) para identificar gostos, necessidades e hábitos de consumo. 

De acordo com a pesquisa, a audiência brasileira que se revela formada por tribos, usuários multi-perfis e com interesses e consumo em um ecossistema multiplataforma composto por linear tradicional (aberto ou pago), APPs de streaming e serviço, bem como jogos. O levantamento identificou que mais de 3 milhões de consumidores são light-linears, ou seja, consomem menos de uma hora ao dia de linear tradicional. São hiperconectados, curiosos e estão no controle das experiências e jornadas de descoberta e consumo de conteúdo. A visão sobre o comportamento nacional também revela detalhes como:

  • 89% da base ativa e conectada consome streaming, incluindo o Samsung TV Plus;
  • mais de seis horas/dia – é o tempo dedicado diariamente/device pelos chamados heavy streamers; 
  • mais de três horas/dia – é o tempo dedicado diariamente/device pelos chamados heavy linears a canais lineares tradicionais abertos ou pagos;
  • Consumo de conteúdo: 75% streaming versus 25% linear;
  • Perfil da audiência/gênero: 54% mulheres versus 46% homens;
  • 9% da base ativa e conectada tem um console de game conectado ao device.
  • Além disso, considerando toda a base ativa e conectada de Smart TVs da marca no Brasil, ao mês são consumidas mais de 1,8 bilhão de horas entre plataformas lineares tradicionais (abertas e pagas), APPs de streaming e de serviço e gaming. O Sudeste é Top 1 em tempo de consumo de conteúdos lineares e com consumidores heavy linears com um consumo/mês/device de 111,11 horas e também Top 1 em tempo de consumo de conteúdo em APPs de streaming, enquanto o Norte lidera o volume de consumidores heavy streamers com um consumo/mês/device de 204,71 horas. O Sudeste tem ainda a maior base de gamers, enquanto o Norte desponta com consumidores heavy gamers com acessos/mês/device de 113 vezes.

Consumo de conteúdo por região e sua relação com as telas

A TV segue protagonista no lar dos brasileiros e preferida nas jornadas de descoberta de conteúdo e entretenimento. A experiência com as CTVs ultrapassa a oferta de som e imagem, imprimindo praticidade e conveniência por possibilitar o acesso a diversas plataformas em um único lugar e com a mesma qualidade – linear tradicional (aberto ou pago), APPs (de streaming e serviço) e gaming.

E, nesse sentido, identificar a relação do consumo de conteúdo com o entretenimento fora das telas revelou curiosidades sobre o comportamento dos consumidores em cada região do país, como: a região Nordeste é a mais aficionada por TV; o Sudeste e o Nordeste gostam mais de jogar enquanto assistem TV; Sul é a região que mais usa a TV como companhia; o Nordeste e o Centro-Oeste são os que mais usam a TV como fonte de novidades/fofocas e informação; e consumidores do Centro-Oeste e do Nordeste acreditam que serviços de streaming mudaram a forma como assistem TV e dedicam seu tempo ao device.

A análise também demonstra que o usuário das Smart TVs Samsung é aberto e aceita publicidade em todas as plataformas por entender o seu valor na entrega e possibilidades de descobrir novas marcas, produtos ou serviços, bem como acesso e entretenimento na modalidade AVOD ou FAST. Nesse contexto, o estudo aponta que, nacionalmente, 50% do tempo dedicado ao streaming é em AVOD e que:

69% lembram as publicidades que foram vistas em suas Smart TVs;
32% buscam mais informações online sobre o que foi anunciado em suas Smart TVs;
15% compraram algo que foi anunciado em sua Smart TV;
45% esperam que a publicidade seja relevante para seus interesses, hobbies e/ou consumo;
37% esperam que a publicidade tenha relevância e conexão com o que estão assistindo em suas Smart TVs;
36% descobrem novos produtos ou serviços por meio da publicidade em suas Smart TVs.

Ao transferir a lupa para o detalhamento regional, foi possível descobrir que:

No Sudeste, 48% prestam atenção em anúncios; 40% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados na TV e 52% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa. No Sul, 44% prestam atenção em anúncios; 37% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados e 46% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa. No Nordeste, 54% prestam atenção nos anúncios; 44% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados e 59% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa. E são os que mais acham os anúncios na TV úteis na decisão de compra. No Centro-Oeste, 49% prestam atenção em anúncios; 40% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados na TV e 51% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa. São os mais engajados em anúncios. A plataforma não divulgou dados sobre a região Norte.

Gêneros mais consumidos

O estudo demográfico sobre as audiências nas Smart TVs Samsung, assim como outras análises realizadas por Samsung Ads, reforça que o consumidor brasileiro é aficionado por conteúdos de todos os gêneros disponíveis em todas as plataformas que formam o ecossistema das CTVs. E o Top 5 que mais engajam os usuários nacionalmente são: 1º: Notícias (locais, nacionais e internacionais), 2º: Esportes (futebol, automobilismo e futebol americano), 3º: Telenovelas (nacionais, mexicanas, turcas e coreanas), 4º: Filmes (ação, comédia e ficção científica) e 5º: Séries (ação, comédia e ficção científica). 

 

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