O Sudeste se destaca no consumo de conteúdo em TVs Samsung, liderando o tempo de uso de plataformas lineares tradicionais e de streaming. Segundo análise da Samsung Ads, a região apresenta audiência com forte engajamento publicitário e interesses diversificados. O estudo mapeou os hábitos regionais de entretenimento e consumo com base em mais de 20 milhões de TVs conectadas ativas no Brasil, alcançando mais de 81,3 milhões de potenciais consumidores.
Abrangendo toda a base ativa de CTVs da marca no Brasil, por mês, são consumidas mais de 1,8 bilhão de horas entre plataformas lineares tradicionais (abertas e pagas), aplicativos de streaming, de serviço e gaming. Na região Sudeste, o consumo médio mensal por dispositivo é de 111,11 horas/mês no linear tradicional, posicionando a região como líder nesse tipo de consumo. Além disso, o Sudeste ocupa o primeiro lugar em tempo de visualização geral de streaming, com 75% do conteúdo consumido via plataformas digitais; e possui a maior base de gamers conectados no Brasil. Os dados são da própria Samsung, que analisou o consumo em mais de 20 milhões de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro de 2024, considerando a média de quatro pessoas por lar.
Conteúdos e publicidade
Em relação às preferências de conteúdo nas telas e a publicidade em CTV, a pesquisa identificou que 48% dos consumidores prestam atenção nos anúncios; 40% fazem buscas na internet sobre produtos anunciados na TV; e 52% acreditam que as propagandas são interessantes e estimulam conversas em casa.
A análise também demonstra que os usuários das Smart TVs Samsung estão cada vez mais abertos à publicidade em diferentes formatos – incluindo AVOD (vídeo sob demanda baseado em anúncios) e FAST – e dispostos a explorar novos produtos e serviços. Assim, o Sudeste se consolida como um mercado estratégico para marcas que buscam engajamento e resultados.
Além dos gêneros Notícias, Esportes e Novelas, que são os três preferidos nacionalmente, outros consumidos na região Sudeste chamam a atenção de anunciantes que buscam promover a conexão de suas marcas com os consumidores para a necessidade de adaptar as narrativas, tanto para a multiplicidade de conteúdos consumidos quanto para as particularidades. Entre eles, estão Decoração, Reforma e Lifestyle; Documentário; Fantasia; Crime/Policial; Culinária; e Romance.