O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação divulgou a lista de selecionados para o Laboratório de Projetos (LAMP) do festival. O laboratório recebeu 232 inscritos de 19 países, entre curtas-metragens, longas-metragens, séries e projetos universitários. Idealizado por Camila Nunes e Wadih Elkadi, diretora artística e produtor executivo do Lanterna Mágica, respectivamente, o LAMP é uma das novidades do evento este ano. A 7ª edição acontecerá entre os dias 18 e 23 de março, em Goiânia.
"O Brasil carece muito de eventos que incluam mercado, exibição e formação exclusivos para a animação. Isso que fazemos no Lanterna Mágica é grandioso", afirma Camila Nunes. "Sentimos a necessidade de nos internacionalizar ainda mais, e por que não através de um laboratório? E a gente conseguiu isso. Recebemos projetos de várias partes do Brasil e do mundo. Queremos não só desenvolver projetos de animação, mas também estabelecer essa ponte de coprodução nacional e internacional".
Essa internacionalização também se reflete na diversidade de tutores do LAMP. São quatro profissionais, cada um de um país diferente: Laryssa Moreira Prado (Brasil), cofundadora do projeto Brazilian Animation e integrante do Movimento Mulher Anima; João Apolinário Mendes (Portugal), diretor do Olho – Festival de Cinema de Animação e do Fórum de Animação; Paola Becco (Argentina), diretora e programadora do Festival Internacional de Animação em Stop Motion da Argentina; e Reinel Garcia (Cuba), diretor, distribuidor e consultor de projetos. O laboratório conta ainda com parcerias de diferentes instituições, como Brazilian Content, Spcine, Abranima, Proimágenes (da Colômbia) e Mujeres de la Indústria e Animación (MIA).
Entre os inscritos, 113 foram projetos de curtas-metragens, 59 séries, 41 longas-metragens e 19 projetos universitários. Destes, foram selecionados 13 trabalhos, que participarão de uma experiência imersiva durante o Lanterna Mágica, com foco no desenvolvimento de narrativas e construção de networking.
Os profissionais contemplados receberão consultorias especializadas e participarão do Lanterna Film Market, parte fundamental da programação do festival, que reúne profissionais do setor audiovisual para estudos de caso, palestras e debates, facilitando encontros entre produtoras, distribuidoras e animadores. Além disso, os selecionados terão a oportunidade de competir por prêmios por meio de um pitching aberto. Confira abaixo os selecionados.
Curtas-metragens
- "Ladslau" (Brasil – Goiás) – Direção e produção: Wendson Chaper
- "Athena & I" (Portugal) – Direção: Céline Ufenast / Produção: Markus Duffner (Spamflix, Portugal), Sarah Schiesser (Lido Pictures, Switzerland)
- "Nesse Verão" (Brasil – Bahia) – Direção e produção: Carolina Albuquerque
- "Tiluchi" (Colômbia – Medellín) – Direção: David Andres Mesa / Produção: Guille Sainz, Daniel Velez, Xose Zapata
Longas-metragens
- "Hurin Pacha, La Segunda Vida" (Peru) – Direção: Linda Linares / Produção: Leyla Villamonte
- "No Meio de Tudo" (Brasil – Bahia) – Direção: Luma Flôres / Produção: Flávia Santana
- "Roda da Fortuna" (Brasil – Paraná) – Direção e produção: Nataly Maria
Séries
- "Curso de Exorcismo para Leigos e Paranormais" (Brasil – Goiás) – Direção e produção: Duda Neres
- "Oncinhas do Pantanal" (Brasil – São Paulo) – Direção e produção: Georgia Noel Wolinski
- "O Fantástico Laboratório da Vovó Naná" (Brasil – São Paulo) – Direção: Radhi Meron / Produção: Recy Cassaroto (Oz Filmes)
Projetos Universitários
- "Condão" (Brasil – Goiás) – Direção e produção: Artur Borges e Debora Lima
- "Feira dos Importados" (Brasil – Minas Gerais) – Direção: Victória Correa / Produção: Jéssica Bragança
- "Boticário de Poções da Cuca" (Brasil – Santa Catarina) – Direção: Sophia Bahia / Produção: Thaysi Monteiro