Pequenas e médias agências se unem para criar oportunidades e aumentar impacto no mercado

Felipe Silva (Foto: Rafael Berezinski)

Mais de 90 líderes das principais agências independentes do Brasil estão unidos em um novo movimento que pretende causar transformações no mercado publicitário. Depois de uma provocação de Felipe Silva, co-fundador e co-CCO da Gana, o Círculo de Agências Independentes nasce como um espaço estratégico de colaboração, inovação e fortalecimento das pequenas e médias agências, que representam 93% do setor, segundo o estudo "Marketing em Foco – Desvendando o Mercado de Marketing e Comunicação no Brasil" (2023), realizado pela Cortex.

O grupo reúne agências de todas as disciplinas da comunicação, incluindo criação, full service, design, PR, influência, experiência, social e conteúdo. São negócios de cinco até 150 colaboradores, vindos de todas as regiões do país, que não fazem parte de grandes redes e já acumulam prêmios e cases de sucesso para grandes marcas. Agora, esses líderes dessas agências independentes se organizam para criar novas oportunidades e aumentar seu impacto no mercado e ainda estão abertos para a integração de mais lideranças de todo o país.

Entre os temas em debate estão modelos de negócio, atuação conjunta em concorrências, novas formas de colaboração e boas práticas no mercado. O grupo tem participado de conversas com instituições reguladoras do mercado e adota, como um dos primeiros passos, a criação da primeira premiação dedicada exclusivamente às agências independentes, nos moldes do A-List do AdAge, mas reconhecendo o modelo independente e as agências que mais se destacaram no ano. O projeto está em fase final de desenvolvimento e será lançado em breve.

"O mercado brasileiro de publicidade é majoritariamente agências pequenas, médias e independentes. Nessas agências tem muita gente boa trabalhando e produzindo inovação e criatividade de valor para as marcas. Fazemos publicidade de alto nível e com total compromisso com o sucesso do cliente, com proximidade, responsabilidade e diversidade. O Círculo nasce para dar voz e visibilidade a essas agências que movem o mercado brasileiro e formam cada vez mais profissionais", destaca Felipe Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui