Plataforma de streaming #CulturaEmCasa estreou nesta segunda, 20 de abril

Nesta segunda-feira, dia 20 de abril, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lança a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e culturaemcasa.sp.gov.br, os conteúdos podem ser acessados gratuitamente via TV, celular, computador ou tablet. A ideia é oferecer, em breve, aplicativos específicos para cada meio.

A plataforma reúne conteúdos inéditos das instituições da Secretaria como a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso. Aos poucos, ela acrescentará ainda conteúdos de outras instituições culturais e de produtores independentes ao catálogo.

Em nota, a Secretaria afirma que o projeto já existia, mas teve seu lançamento antecipado por conta da pandemia e as recomendações de isolamento social. Os recursos de difusão presencial – impedidas de acontecerem – foram remanejados para a difusão virtual.

Além do espaço para conteúdos próprios, a plataforma fará o licenciamento de projetos de produtores culturais de todo o Estado, de forma a atuar como instrumento de geração de renda para artistas, técnicos, produtores e profissionais da cultura de forma geral, que são parte do setor que foi o primeiro a ser afetado pela pandemia, deixando cerca de 650 mil profissionais do Estado sem renda. Os vídeos são selecionados por uma equipe de curadores da Organização Social gestora do projeto, a Amigos da Arte.

Parte do projeto acontecerá ao vivo – para marcar o lançamento, já estão programadas cerca de 120 lives, sendo 60 com artistas e outras 60 de aulas e oficinas. E a partir desta terça, 21, tem início o Festival #CulturaEmCasa, em que artistas, como Erasmo Carlos e Eva Wilma, farão apresentações ao vivo para o site. Durante as performances, os espectadores serão convidados a participar de uma campanha de arrecadação do Fundo Social de São Paulo destinada aos artistas dos 70 circos de lona itinerantes do Estado. Já a partir de 27 de abril, tem início o #IntensivãoCulturaEmCasa: todos os dias, ao meio-dia, profissionais compartilham seu conhecimento e expertise em aulas sobre diferentes ofícios nos campos da cultura e da criatividade. Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente na plataforma, que no lançamento já dispõe de mais de 200 títulos. Além do conteúdo audiovisual, a plataforma reúne quatro mil livros gratuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui