Rio2C terá mais de 250 painéis voltados à indústria criativa

Depois de um intervalo forçado de dois anos, o Rio2C retorna ao calendário de eventos do país com uma programação ainda mais ampla do que a da última edição, que teve a participação de 1.060 palestrantes, gerando um total de 780 horas de conteúdo. O encontro de criatividade ocupa novamente a Cidade das Artes, de 26 de abril a 1º de maio, agora com dez palcos tematicamente variados e transversais voltados às áreas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outros. 

Conectada com as tendências dos mais variados segmentos desde a sua concepção, a atual edição aposta no slow content e no consumo inteligente como bases temáticas, bem como no encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco. Embora a espinha dorsal do evento permaneça a mesma – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival – em 2022 novos assuntos e seções foram acrescentados à programação

Global Stage 

Esse palco promoverá a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala do complexo cultural, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

Aberto somente a partir do segundo dia do Rio2C, o palco inicia a programação com uma palestra de John Plunkett, cofundador da Wired Magazine. O americano falará sobre a sua trajetória profissional e sua experiência na revista, que além de promover uma nova compreensão de como a tecnologia da internet mudaria o fluxo de informações, previu como a revolução digital transformaria radicalmente o modo de viver de todo o mundo. 

Outros destaques da programação do palco são o painel "Antes do Brasil da coroa, existe o Brasil do cocar", que reúne o DJ e produtor Alok e a líder indígena Celia Xacriabá para discutir a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários, e a mesa "O Futuro do Entretenimento", que conta com a francesa Sylvie Forbin, vice-diretora geral da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), apresentando dados inéditos sobre o impacto do Covid-19 nas indústrias criativas, antes de se juntar ao conterrâneo Bertrand Chaverot, diretor da empresa de jogos eletrônicos Ubisoft e Marcelo Castello Branco, CEO da UBC (União Brasileira dos Compositores), para discutirem as mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, mas também para o público em geral.

Ainda no Global Stage, o americano Scott Steindorff, produtor especialista na adaptação de livros bestsellers para cinema e TV diagnosticado no espectro autista, compartilhará sua experiência na produção de conteúdo a partir da canalização de emoções para a arte. Já o brasileiro Beto Skubs, que faz parte do time de roteiristas da série "Grey's Anatomy", um dos maiores sucessos da televisão e do streaming, no ar desde 2005, se junta à americana Kiley Donavan, roteirista e produtora executiva, para falar sobre como funcionam todas as etapas de produção de um episódio, da sala de roteiro à produção final. 

Outros destaques incluem: "Porta dos Fundos – 10 Anos de Irreverência, Humor e Inovação", com Antonio Tabet, Gregório Duvivier, Ian SBF e Crocas; "Trap-se", com Ice Blue, Jairo Andrade e Xamã; "Roberto Medina – A Vida é ao Vivo"; "Amazon Studios: Home for Talent", com Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Malu Miranda; "Como Adiar o Fim do Mundo – Uma Conversa com Ailton Krenak" e "Entre Ritmo e Poesia", com Criolo e Mano Brown. 

Storyvillage 

Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura. 

Na programação, estão painéis com o o executivo Larry Mestel, fundador e CEO da Primary Wave, a maior editora independente da indústria musical, falando sobre os mais de 30 anos de trajetória, sobre a crescente atração e demanda pela venda de catálogos de música e como isso tem movimentado o mercado em cifras milionárias; e com os músicos Evandro Mesquita, George Israel, Leo Jaime e Toni Garrido ao lado dos jornalistas especializados no gênero Bernardo Araújo e Sarah Oliveira para debater os bastidores de uma das mais significantes confluências musicais do país na mesa "Rock Brasil: 40 Anos de Estrada, História e Rebeldia". 

O audiovisual ganha destaque nas mesas "O Futuro do Melodrama" e "True Crime", em que se debatem os gêneros como centro do conteúdo original produzido na era do streaming. A primeira, com participação de Mônica Albuquerque, gestora de talentos da Warner Bros. Discovery Latin America, e dos roteiristas Patrícia Moretzsohn e Raphael Montes, trata da renovação do melodrama na era dos streamings diante da profunda mudança na maneira em que o público consome conteúdo. Já a outra propõe uma reflexão sobre o fenômeno das produções de true crime, que continuam dominando as listas de preferência nas plataformas. Branca Vianna, presidente da Rádio Novelo; Mayra Lucas, CEO da Glaz Entretenimento; a autora Ilana Casoy; e Clarisse Goulart, diretora executiva da Conspiração Filmes, debatem o gênero e a obsessão do público por histórias de crimes reais, como são criadas as narrativas, como são negociados os direitos e como adaptar o gênero para um projeto de documentário ou ficção, seja na literatura, em podcasts, séries ou filmes. 

A programação do StoryVillage inclui ainda diversas conversas. Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo para o Brasil da Netflix, estará no painel "Fantasia, Ficção e Fatos Reais" sobre "Fantasia, Ficção e Fatos Reais", "Música, Marcas e Artistas", "Terror, Sobrenatural e Sci-fi", Construção de Narrativa para e pela Geração Z", "O Esporte no Centro do Conteúdo Original", "Narrativas em XR" e a "Volta dos Grandes Festivais", com nomes como as cantoras Luísa Sonza e Adriana Calcanhotto, Elizabetta Zenatti (Netflix), Ana Paula Castello Branco (TIM), Sarah Buchwitz, (MasterCard), Ivan Martinho (World Surfing League) e Luis Justo (Rock In Rio), entre outros. 

Brainspace 

Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento. Entre os destaques, a palestra "Entendendo Mulheres Neurodivergentes", com Zhara Astra, executiva de TV e professora na Universidade do Arizona, e um painel com os psiquiatras Cristiano Nabuco, do Grupo de Dependências Tecnológicas da USP, e Rogerio Panizzutti, da UFRJ, sobre a dependência em jogos eletrônicos, abordando os aspectos positivos e negativos do advento e das relações entre saúde, jogos e neurociência. 

O palco recebe ainda renomados especialistas, cientistas, acadêmicos, artistas e empresários em mesas dedicadas aos estudos da neurociência voltados para tecnologias educacionais, a biologia do envelhecimento, reflexões sobre meditação no cotidiano urbano, bem como os avanços de pesquisas científicas nas áreas de arte e criatividade, cannabis, experiência espiritual e os tratamentos com psicodélicos para cognição e saúde mental. 

House of Brands 

Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.   

No painel "Te dou um dado", André Vellozo, fundador & CEO da Drumwave, e Alexandre Cadena, diretor de vendas da Logan, dialogam sobre a questão do uso e proteção de dados pessoais na internet e as possibilidades derivadas de sua análise pelas empresas. 

Os painéis "Comunicação de Marca, Inclusão, Respeito e Diversidade" e "A Força da Criatividade Preta" abordam a temática com perspectivas distintas. No primeiro, Maria Fernanda Albuquerque, CMO da Havaianas, aborda a importância da discussão sobre a linguagem neutra no que se refere à promoção da diversidade na comunicação publicitária e como as marcas podem entrar de maneira simbiótica em debates necessários para mudança da sociedade, entendendo como os signos linguísticos que carregam as marcas de transformações históricas e culturais são usados na contemporaneidade, para que seja, então, possível construir outros horizontes. Já "A Força da Criatividade Preta", com participação de Ary Nogueira, sócio e diretor de criação da Agência Gana; Patricia Garrido, diretora de marketing do Nubank; e Raull Santiago, CEO e fundador da Brecha, se aprofunda na potência das mentes, das vozes e dos corações que criaram tantos ritmos e movimentos culturais, desta vez, para focar nas marcas e na importância de mensagens originárias e autênticas que se conectem com o público.? 

Outros temas abordados no palco incluem "O Áudio no Centro do Conteúdo Original e Seu Poder na Construção de Narrativas", "Neuromarketing e Padrões de Consumo", "Construção de Cadeia de Valor", "O Papel das Marcas em Mercados Fragmentados", "O Marketing na Velocidade da Cultura", Branding Brasil: uma Reflexão sobre o que o Brasil Gera" e "Esporte: Renovação da Audiência e Novas Plataformas", discutidos por nomes relevantes do mercado, como Peter de Albuquerque, diretor de cultura e criatividade da Ambev, Billy Nascimento, neurocientista e CEO da Forebrain, Ana Couto,  fundadora da Ana Couto Branding e Kim Farrell, diretor de marketing do Tik Tok na América Latina, entre outros.

Screening Room 

Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil; Elisa Chalfon, diretora de séries originais brasileiras de não-ficção da Netflix, e Luisa Barbosa, diretora executiva de não-ficção da Conspiração Filmes, se reúnem para discutir o assunto "Formatos Originais com Alcance Global". No painel, executivos debatem o potencial do mercado brasileiro para desenvolver formatos de não-ficção originais e a oportunidades de vendas para o mercado global. Serão apresentadas oportunidades, cases de sucesso e modelos de negócios para o gênero.

Na palestra "A Demanda da Audiência Brasileira em Múltiplas Janelas", Adriana Pascale, da Parrot Analytics, empresa que conecta criadores de conteúdo com consumidores facilitando a tomada de decisões através da análise de dados das audiências, revela as últimas tendências de demanda no Brasil com a finalidade de colaborar nas escolhas estratégicas por parte de produtores e players do mercado de audiovisual. 

Também estão entre os destaques as mesas "Desenvolvimento e Produção de Obras de Ficção com Autenticidade"; "Showrunner ou Head Writer: Que Posição é Essa, Afinal?", do qual participa Haná Vaisman, diretora de Conteúdo para Séries Roteirizadas da Netflix; "Conteúdo Original Kids: o Desafio de Criar para os Nativos Digitais"; "O Futuro do Streaming"; "Novas Tecnologias e o Audiovisual do Futuro".

New Frontier 

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

Dois painéis voltados a inovações de sustentabilidade na área de alimentos estão entre os destaques do palco: "Fazendas Urbanas: o Cultivo desde a Terra até os Telhados", no qual profissionais com diferentes perspectivasconversamnovas formas de se produzir em cidades grandes, e outro sobre as ações e tecnologias emergentes na indústria alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU e a busca por produtos mais saudáveis no prato dos brasileiros – este, com a participação de Sergio Pinto, diretor de inovação da BRF; Camille Lau, diretora de marketing da Seara; Fabio Zukerman, presidente do Grupo Planta; e Marcelo Szpilman, diretor-presidente da Sustineri Piscis. 

A programação inclui ainda "Avatares: os Novos Influenciadores"; "Moda, Inovação Aberta e Sustentabilidade"; "A Ascensão do Venture Capital no Brasil"; "Deeptechs: Impacto, Tempo e Investimento para Transformar o Mundo", entre outras mesas.  

Cyberstage 

O CyberStage pretende aproximar o público do universo digital paralelo. O palco vai dissecar a indústria de games e eSports, reunindo alguns dos principais nomes do segmento, além de se aprofundar em assuntos como VR, XR e AR, mídias imersivas, metaverso, criptomoedas, NFTs, entre outros.

Diretor global de desenvolvimento criativo da Meta, conglomerado que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp, entre outras empresas do ramo de mídias sociais e tecnologia, o brasileiro Fabio Seidl está à frente do painel "O Futuro é uma página em Branco", no qual refletirá sobre as infinitas possibilidades de futuro, que derivam da nossa capacidade e experimentação criativas, diante da nova – e descentralizada – jornada da ideia, a criatividade coletiva, a transformação de dados em inspiração e inovação, que são os três motores principais das mudanças para os próximos anos.

Um dos temas mais quentes do mundo digital hoje, o mercado de NFTs também é assunto para o CyberStage. No painel "Decodificando NFTs", a advogada Julia Pazos e Thiago Valadares, CEO da NFMarket Agency, comentam sobre as expectativas do mercado, além das limitações e possibilidades de investimentos para esses ativos digitais. 

Soundbeats 

O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais. 

O painel "Quando a Música Vira Investimento" abordará quem é quem no game da música. O vice-presidente da Downtown Music, Heli Del Moral, e a diretora administrativa da Ingroove Brasil, Cris Garcia, fazem um apanhado sobre as disputas milionárias que estão acontecendo no mercado no Brasil e no mundo. 

No painel "Underground, Midstream, Mainstream: Mudando de Fase no Game da Música" serão abordadas as etapas da projeção de uma carreira artística: do underground, nichado e seleto, passando pelo midstream, o meio do caminho entre extremos, até chegar ao mainstream, o estágio mais comercializado, considerado o auge da popularidade e do sucesso. O produtor e compositor Pablo Bispo, Flávio Saturnino, CEO da POPline, e Monica Brandão, coordenadora de Conteúdo Musical do Multishow, Bis e Grupo Globo, são os participantes. 

Além dos painéis, o Soundbeats recebe o PitchingShow, em que artistas e bandas se apresentam ao vivo no palco diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria

Future U 

O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro. 

No palco, destacam-se os painéis "Tecnologias Assistivas: Inclusão e Autonomia", "Talent Hunting: Trabalhar e Empreender na Era Prateada" e "Talent Hunting: A Implosão das Caixinhas Geracionais". 

Biodom 

O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro. 

Entre os destaques, estão os painéis "Criando Círculos Virtuosos" e "Caminhos para uma Economia Biodiversa".Outros temas do palco incluem os impactos da humanidade nos oceanos, mudanças climáticas, novas formas de sustentabilidade e inclusão financeira. 

Summit Game+ 

Pela primeira vez, o Rio2C terá um dia inteiro reservado aos games, no dia de abertura do evento, 26 de abril. A curadoria do Summit Game+ é de Leandro Valentim, do Player1 Gaming Group, spin-off da unidade de games e eSports da Globo, hoje uma startup independente, investida pela Globo Ventures.

Entre os personagens reunidos no evento, Nobru, Gaules e Playhard, três dos mais bem-sucedidos e renomados nomes da indústria, são importantes destaques da grade de programação. Em entrevistas individuais, compartilharão suas trajetórias, desafios, conquistas, marcas de criação de conteúdo, bem com suas visões de negócios. 

O painel "Game + Elas" traz importantes nomes de diferentes setores da indústria para discutirem as diferenças no mercado de trabalho, desrespeito e preconceito no ambiente online, oportunidades e polêmicas do mercado e o poder das mulheres dentro e fora dos jogos. Participam da conferência Carlos Antunes, Head de eSports da RIOT Games; Anna Carolina Martins Teixeira, diretora de marketing da Mondel?z International (Trident); e Nicolle CherryGumms, ex-jogadora profissional, influenciadora digital, dona e CEO da organização de eSports Black Dragons. 

No painel "Game+ Diversidade: a busca por equidade e inclusão de minorias", Bárbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo Brasil, Henrique Ramires, diretor artístico da Mynd8, e a apresentadora e comentarista Maah Lopez conversarão sobre os desafios da importância da diversidade para a narrativa gamer, não só através de personagens, mas no mercado de trabalho, e como se tratar das questões de gênero.

O papel social dos games e competições virtuais está na mesa "Game+ Social: Os games estão transformando vidas", em que Marcos Vinícius Athayde, da CUFA (Central Única das Favelas); William Reis, coordenador executivo do Afroreggae; e Cerol, gamer da Fluxo, discutem como os games têm se tornado a nova alternativa de elevador social.  

Outros nomes de destaque incluem Rodrigo El Gato, criador de conteúdo e dono da organização Los Grandes; Felipe BrTT, hexacampeão de League of Legends;  Jaime Pádua, Fundador e CEO da Fúria eSports, eleita melhor organização de eSports pelos últimos 2 anos no Prêmio eSports Brasil; Ramon Hermann, vice-presidente sênior da ESL, maior empresa de eSports do mundo; Bruno Motta, gerente sênior da Microsoft Xbox no Brasil; Gustavo Steinberg, fundador e CEO do BIG Festival, o maior festival de games da América Latina; Diego Martinez, líder da Riot Games no Brasil; Fernando Mazza, líder de operações da Garena Free Fire no Brasil; Jonathas de Vargas, Head de Conteúdo e eSports da Player1; e Rodrigo Vicentini, Head da NBA Brasil. 

Summit Meio & Mensagem 

O Summit M&M, que reúne CMOs, criativos, designers, influencers, executivos de mídia, jornalistas, agências, produtores, plataformas e empresas de tecnologia, assim como o de games, é realizado somente no primeiro dia de evento.

Entre os painéis, estão "Criatividade & Conteúdo: Novos Formatos para uma Audiência Always On – uma Conversa entre Boninho e Sergio Gordilho", "Um olho na Notícia e os Dois nos Dados: o Fim da Dicotomia entre Bom Jornalismo e Audiência", "Na alegria e no Cancelamento: a Dinâmica Ética no Relacionamento entre Marcas e Influencers"; "Integrando Mídia, Estratégia e Criatividade: o Meio é a Mensagem. De Novo"; "Branding e Realidade Virtual: Criando Experiências e Construindo Marca no Metaverso"; e "Diversidade não é Hype, é Inovação: como Gerar Valor e uma Jornada Sustentável para sua Empresa", entre outros.

Mercado do Rio2C 

Voltado à realização de negócios nos setores de audiovisual, inovação e música, a seção de mercado do Rio2C foi uma das grandes responsáveis pela movimentação de mais de R$ 250 milhões na última edição presencial. 

Audiovisual 

Depois de promover 1537 reuniões entre profissionais do setor audiovisual, gerando mais de R$ 180 milhões em projetos firmados em 2019, o evento terá este ano a participação de 208 players – incluindo mais de 30 empresas internacionais inéditas – um número maior do que 300 executivos do mercado global em busca de novas parcerias para projetos originais nos segmentos de ficção, documentários/factual e Kids, em diversos estágios de produção. 

Embora a maioria dos encontros sejam presenciais, alguns players internacionais participarão virtualmente. Entre as novidades desta edição, está a presença de distribuidoras de cinema, que procuram conteúdo para ser exibido nas telonas do país, e de empresas do mercado editorial e de games interessados em negociar propriedades intelectuais a serem adaptadas para o formato audiovisual. 

Estão confirmados executivos de empresas de grandes players, como Warner Media, Red Bull Studios, Star+, Amazon Studios, Netflix, Globoplay, Discovery, Paris Filmes e Sony Pictures, Viacom International Studios e The Walt Disney Company, entre outros.

Assim como em 2019, as reuniões serão realizadas no Business Hall, espaço exclusivo para profissionais do audiovisual, em uma área privilegiada da Cidade das Artes. Com acesso apenas para os portadores de credenciais Industry e Industry+, a área oferece lounges para networking, com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria, com salas privativas para patrocinadores e expositores. No espaço também serão realizados workshops de coprodução internacional, encontros com delegações nacionais e internacionais e o Pitching do Audiovisual.

A Festivalia 

No fim de semana, o Rio2C abre suas portas para o grande público com uma série de atrações. A programação, batizada de Festivalia, inclui experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos, além de food trucks espalhados pelo evento.

A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil.

A programação completa está disponível no site do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui