Estão abertas as inscrições para a 26ª edição do FAM

Já estão abertas – e seguem até o dia 21 de junho – as inscrições para o 26º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022. Esta edição marca a retomada das exibições presenciais, que não aconteciam desde 2019 devido à pandemia.

Serão oito Mostras Competitivas: Mostra Curtas Mercosul, Curtas Catarinense, Infantojuvenil, Longas Ficção Mercosul, Longas Documentários Mercosul (Doc-FAM), Longas WIP, Videoclipe e Mostra Rally Universitário. Os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Oficial e Popular, a prêmios de apoiadores e a um prêmio de exibição para os filmes selecionados que receberão 50% do valor da venda dos ingressos para a sessão específica de seu filme, proporcional ao número de obras. Podem participar produções ou coproduções dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia) e seus associados falantes de espanhol (Chile, Colômbia, Equador e Peru). 

A novidade desta edição é aMostra Especial Lei Aldir Blanc,composta de filmes catarinenses contemplados na lei de ações emergenciais para o setor cultural. Poderão participar produções já finalizadas, de gênero livre, com duração máxima de 20 minutos e de produtora estabelecida em Santa Catarina e/ou produtor pessoa física domiciliado no estado. Os filmes da Mostra Especial Lei Aldir Blanc serão premiados exclusivamente pelo Júri Popular.

Os realizadores podem inscrever curtas-metragens de gênero livre e com duração de até 15 minutos nas mostras Catarinense, Mercosul e Infantojuvenil. Na Mostra Catarinense, a empresa produtora precisa ser de Santa Catarina e somente serão aceitos filmes inéditos. Na Videoclipe, o objetivo é difundir músicas autorais e a Rally Universitário é composta por filmes realizados durante o festival, sendo abertas inscrições posteriores para os participantes.

Nas mostras Longas Ficção, Documentário e WIP (Work in Progress) são aceitos filmes com duração superior a 70 minutos, sendo que a WIP é composta de filmes em pós-produção e faz parte do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB. As inscrições são gratuitas, com exceção da Mostra WIP, que tem uma taxa de R$ 100. 

O regulamento completo e acesso às inscrições estão disponíveis no site do evento

Retomada 

Realizado anualmente desde 1997 em edições contínuas, o FAM é um dos principais festivais mundiais dedicados a difundir as produções latino-americanas, especialmente dos países do Mercosul. O festival sedia também o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, em sua sexta edição. Para a diretora de Programação do FAM, Marilha Naccari, "este ano marca a retomada não só do evento presencial, mas da perspectiva de retorno das redes profissionais, de contatos pessoais para o desenvolvimento do audiovisual e fomento às produções".

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Copatrocínio Vero Internet e realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui