Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Cineasta Toni Venturi faleceu no último sábado, 18

Cineasta Toni Venturi faleceu no último sábado, 18

(Foto: Divulgação)

O cineasta Toni Venturi Neto faleceu no último sábado, dia 18 de maio, aos 68 anos, no litoral norte de São Paulo. Conhecido por longas-metragens de ficção como “A Comédia Divina” e “Latitude Zero” e documentários como “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes”, premiado no festival É Tudo Verdade de 1997, o cineasta paulistano foi presidente da Associação dos Cineastas Paulistas (Apaci) em 2001, seguia como diretor federal da Associação, e tem em seu currículo mais de dez filmes assinados e produzidos por ele. O corpo de Venturi foi velado nesta segunda, 20, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Teve papel na articulação pela criação da Spcine, empresa municipal de cinema de São Paulo, em 2014. Era ainda sócio proprietário da Olhar Imaginário, casa de produção criada em 1996 que atende o mercado independente de cinema, comunicação social e séries para a televisão.

Nas redes sociais, colegas do cinema, das artes, da cultura e da política prestaram homenagens a Venturi. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, escreveu em seu Instagram que a perda de Toni Venturi é inestimável. “Além de cineasta talentoso, Toni era um militante da cultura. A cidade de SP deve a ele, entre outros, a Spcine e a Film Commission, que transformaram São Paulo na capital do audiovisual”. 

O presidente Lula, por sua vez, publicou em seu perfil no X, o antigo Twitter: “Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile