A Band estreia na próxima terça, 27 de maio, às 22h30, a 12ª temporada do "MasterChef Brasil". O canal por assinatura Discovery Home & Health e a plataforma de streaming Max apresentarão os novos episódios às sextas-feiras, às 19h, a partir de 30 de maio.
Depois de mais de uma década no ar, o programa se propõe agora a celebrar conquistas e dar um passo adiante com novidades nos embates. Pela primeira vez na história do reality, será preciso lidar diretamente com Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, sem a mediação de um apresentador. Com isso, o jogo deve se tornar mais acirrado e rigoroso. "Estamos há mais de uma década estreitando os laços entre o brasileiro e a gastronomia, e agora prontos para uma nova era, mais moderna e atual. Não é à toa que o 'MasterChef' é o maior talent show culinário do país", enfatiza a diretora geral Marisa Mestiço. "Vamos exaltar nossa brasilidade por meio de missões que resgatam raízes e trabalham insumos tipicamente brasileiros, além de aprender formas de lidar com ingredientes jamais vistos antes por aqui", adianta.
Dezoito concorrentes foram escolhidos, cada um trazendo histórias, memórias e metodologias próprias para transformar o ambiente em um reflexo do país: múltiplo, diverso e plural. "Desta vez, teremos um contato mais direto com os participantes, sem nenhum intermediador, o que nos dá mais responsabilidade. Já pude perceber que é uma turma bastante motivada. Eles só têm que pensar fora da caixinha, superar os adversários e finalizar a prova no tempo certo", aconselha o chef e jurado Erick Jacquin.
A nova edição testará a fundo as habilidades e os limites dos concorrentes. A busca será constante por criações que valorizem a gastronomia nacional e por pratos representativos da culinária global.
No ar desde 2014, o "MasterChef Brasil" teve impacto cultural, popularizou termos técnicos e mudou a forma como os brasileiros enxergam a gastronomia no país. A presença no digital e a capacidade de se reinventar também têm contribuído para a sua continuidade ao longo de mais de uma década.
Premiação
Além do troféu, o ganhador embolsará R$ 500 mil, sendo R$ 50 mil e uma consultoria especializada para seu futuro restaurante oferecidos pelo iFood e R$ 100 mil da Asaas, que atua na gestão financeira de empresas e impulsionará o vencedor em seu próprio negócio. O "MasterChef" ainda adicionará R$ 350 mil. Da Havan, ele levará um vale-presente no valor de R$ 30 mil. A escola de gastronomia Le Cordon Bleu oferecerá um curso. O segundo colocado poderá aprender pâtisserie com profissionais da área.