Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) “Gisberta – Vida e morte de uma mulher trans” venceu em duas...

“Gisberta – Vida e morte de uma mulher trans” venceu em duas categorias dos pitchings do Conecta Fiction 2024

Luís Antônio Silveira e Lionel Vieira recebem prêmio no Conecta Fiction 2024. (Crédito: Divulgação)

Uma coprodução lusobrasileira foi um dos projetos vencedores dos pitchings realizados no Conecta Fiction & Entertainment 2024, que acontece nesta semana em Toledo, Espanha. Foi o projeto “Gisberta – Vida e morte de uma mulher trans”, da produtora brasileira Ultravioleta e a portuguesa Volf Entertainment, que foi contemplado em duas categorias, a Acorde Award, que premia os produtores com licença para uma biblioteca de música para uso em um piloto e primeira temporada, e a Sanfic Award, que consiste em um convite para o laboratório de séries e seções de pitching no evento Sanfic Industria, no Chile.

A série documental abordará um crime brutal cometido por 14 adolescentes contra uma transsexual brasileira em Portugal. O crime, que não levou a nenhuma punição, foi a faísca para uma série de investigações na Igreja Católica sobre abuso infantil, favores sexuais e suicídio. Segundo Luís Antônio Silveira, da Ultravioleta, a série já tem um terço do seu financiamento garantido pela distribuidora francesa ABC – About Premium Content. Além disso, os produtores estão em negociações avançadas com parceiros tanto no Brasil quando em Portugal. A meta é lançar a série durante a EuroPride 2025, uma parada LGBTI pan-europeia realizada anualmente, sempre em uma cidade diferente do continente. A edição 2025 acontecerá em Lisboa, no último trimestre do ano.

Pitching

A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta, 21, onde foram apresentados os vencedores dos diversos prêmios concedidos aos projetos participantes das cinco categorias de pitching organizadas na edição deste:

  • Copro Series (séries roteirizadas e minisséries),
  • High-End Series (projetos de alto orçamento),
  • Music Series (séries em que a música tem papel fundamental),
  • Docudrama Series (documentários dramatizados) e
  • Feelgood Formats (formatos de entretenimento originais com um componente “sentir-se bem”).

Um dos prémios mais importantes entregues durante a noite foi o Prémio de Desenvolvimento de Coprodução de Séries do Conselho da Europa, no valor de 50 mil euros, que foi atribuído ao projeto macedónio “The adventures os a turbo-folk princess”. O júri decidiu a favor deste título porque “pela sua singularidade, bravura e frescura, dá voz a histórias sub-representadas”. Este prémio, que pretende fomentar colaborações criativas em coproduções de séries e capacitar produtores independentes, insere-se no Programa Piloto de Coproduções em Séries, uma iniciativa do Conselho da Europa, sede da Eurimages. Envolve um aporte não reembolsável dedicado a cobrir despesas durante a fase de desenvolvimento do projeto. Veja abaixo os vencedores.

Prêmio Honorário – Futuro do Entretenimento CONECTA 2024: Michèle Benzeno, diretora geral da Webedia (França)

Prémio de Desenvolvimento de Coprodução de Séries do Conselho da Europa, de 50 mil euros para: “The adventures os a turbo-folk princess” / Oxo Production, Equal Film (Macedônia do Norte)

Prêmio RTVE Play (ex aequo), consistindo num contrato de desenvolvimento de projeto para o melhor projeto das sessões Pitch Copro Series, Pitch High-End Series, Pitch Music Series e Pitch Fundación SGAE: “K-Dream” / Angeli Pictures, Icecream Pictures (Espanha) & “Outkasts”, de David Caiña (Espanha)

Prêmio G.E.M.A. Pitch Perfect, consistindo em duas associações profissionais anuais à The Global Entertainment Marketing Agency, além de um passe de acesso global exclusivo que concede entrada gratuita em qualquer evento mundial G.E.M.A. em 2024: “A Big Voice” / Trilita Films (Espanha)

Prêmio CONECTA DIGITAL, consistindo em um programa de sessões de mentoria individuais e um credenciamento presencial para Conecta Digital (novembro de 2024) para os cinco projetos espanhóis que têm um foco claro em tecnologias virtuais: “The Obscurity”, de Roberto Márquez Bonilla (Espanha); “Bad Decisions” / La Maldita (Espanha); “Unclean” / Vertice 360, Born Wild (Espanha); “Couso Case” / Recrea Films (Espanha) “New Nomads”, de Sergio Oliveros (Espanha).

Prêmio CMMEDIA, consistindo na produção de um clipe promocional isento de royalties para o projeto selecionado: “Couso Case” / Recrea Films (Espanha).

Prêmio SPAIN FILM COMMISSION, consistindo em 3 mil euros para o projeto que melhor mostre o valor das localidades espanholas: “The Pulse of Water” / Nadie es Perfecto, Lola Cinema (Espanha).

Prêmio Warner Music, consistindo em três dias de Dolby Atmos Studio no centro criativo The Music Station, em Madrid, para contribuir na criação de materiais promocionais do projeto vencedor: “K-Dream”/ Angeli Pictures, Icecream Pictures (Espanha).

Prêmio TRIODOS BANK, consistindo em 3 mil euros para o projeto que melhor defenda os valores e a filosofia promovida pelo Banco Triodos: “Dark Suns”, de Ignacio del Valle e Rai García (Espanha).

Prêmio CONTENT AMERICAS, consistindo em dois credenciamentos presenciais e uma mesa de reunião privada para Content Americas 2025: “The Summer of Dead Toys” / Corte y Confección de Películas, Coming Soon Films (Espanha).

Prêmio ACORDE, consistindo em uma licença para dois projetos usarem sua biblioteca de música no piloto e na primeira temporada: “Destape” / Satisfaction Iberia (Espanha), e “Gisberta – Life and Death of a Trans Woman” / Volf Entertainment e Ultravioleta (Portugal e Brasil).

Prêmio PRODU, consistindo em uma assinatura de um ano da mídia Produ, bem como acompanhamento editorial durante dois anos sobre o andamento de todos os projetos vencedores.

Prêmio THE CORE, reconhecimento de um Júri Jovem composto por três alunos do The Core School para o melhor pitch: “The Foodie and The Fussy” / La Diferencia (Espanha).

Prêmio WAWA, consistindo em cinco adesões da WAWA à equipe do projeto escolhido e sua participação nas sessões de pitching em WAWA Business Forum: “Stand-Up Therapy” / Dadá Films & Entertainment (Espanha).

Prêmio D.O. LA MANCHA WINES, composto por uma seleção de vinhos para 15 projetos vencedores.

Prêmio BAM BOGOTÁ, consistindo em um convite para lançar em BAM Bogotá 2025 (Colômbia): “Save Us From The Fires of Hell” / Equeco (Chile).

Prêmio TV DRAMA VISION GÖTEBORG, consistindo em um convite para lançar em TV Drama Vision 2025 (Suécia): “The Spelling Cell” / SPi (Portugal).

Prêmio SANFIC, consistindo em um convite para o Series Lab e sessões de pitching no SANFIC Industria (Chile): “Gisberta – Life and Death of a Trans Woman” / Volf Entertainment e Ultravioleta (Portugal e Brasil).

Prêmio NEM ZAGREB, consistindo em um convite para lançar no NEM Zagreb (Croácia): “Destape” / Satisfaction Iberia (Espanha).

Prêmio SERIAL KILLER, consistindo em um convite para lançar em Serial Killer International Series Festival (Theca): “Gold War” / Agitprop (Bulgária).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile