10ª Mostra Ecofalante anuncia filmes selecionados nos programas competitivos

A Mostra Ecofalante de Cinema, que chega à sua 10ª edição de forma inteiramente online entre os dias 11 de agosto e 14 de setembro, anuncia os filmes selecionados para seus dois programas competitivos: a Competição Latino-Americana e o Concurso Curta Ecofalante.

Totalmente gratuito, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais promove programação que contará com a exibição de mais de 90 títulos de diversos países, além de debates que discutirão temas como ativismo, biodiversidade, cidades, economia, povos e lugares, tecnologia e trabalho.

A Mostra Ecofalante de Cinema já havia organizado, em junho deste ano, uma programação virtual de aquecimento celebrando a Semana do Meio Ambiente, com sessões de filmes e debates sobre a Amazônia.

Competição Latino-Americana 

Presente na Mostra Ecofalante desde 2014, a Competição Latino-Americana premia os melhores filmes de temática socioambiental da América-Latina. Dos quase 600 inscritos para esta edição, foram selecionados 30 filmes, entre longas e curtas-metragens, produzidos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

O júri da Competição Latino-Americana é formado pela montadora Cristina Amaral (de "Serras da Desordem" e "Falsa Loira", entre outros filmes), o cineasta indígena Takumã Kuikuro (co-diretor do longa-metragem "As Hiper Mulheres"), a antropóloga e documentarista Junia Torres (organizadora do festival forumdoc.bh – Festival do Filme Etnográfico e Documentário de Belo Horizonte) e Mário Branquinho, diretor do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (Seia, Portugal), um dos mais antigos eventos do mundo em sua categoria.

Entre os longas selecionados, estão títulos como "499", de Rodrigo Reyes (México); "Chico Rei Entre Nós" (foto), de Joyce Prado (Brasil); "Edna", de Eryk Rocha (Brasil); "Era uma vez na Venezuela", de Anabel Rodríguez (Venezuela, Reino Unido, Áustria, Brasil) e "Luz nos Trópicos", de Paula Gaitán (Brasil), entre outros. Já entre os curtas, estão "A Morte Branca do Feiticeiro Negro", de Rodrigo Ribeiro (SC, Brasil); "Afeto", de Gabriela Gaia Meirelles e Tainá Medina (RJ, Brasil); "Aká", de Adolfo Fierro e Juan González (México); "Cascarita", de Jimena Barrera (México) e "Gilson", de Vitória Di Bonesso (SP, Brasil), entre outros. 

Concurso Curta Ecofalante 

O Concurso Curta Ecofalante é uma competição voltada para curtas-metragens produzidos por estudantes. Para participar, os filmes inscritos precisavam abordar temáticas relacionadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030 – são 17 objetivos que abrangem temas como erradicação da pobreza, saúde de qualidade, combate às mudanças climáticas e igualdade de gênero.

O Concurso Curta, que nesta edição tem apoio do WWF-Brasil, selecionou dez filmes que serão exibidos durante a Mostra e concorrerão ao prêmio de Melhor Curta Ecofalante. São eles: "Àprova", de Natasha Rodrigues (SP, Brasil); "Beatmakers", de Luciana Santos e Sabrina Emanuelly (SP, Brasil); "Casa dos Amigos", de Lena Bertanin e Pedro Oliveira (SC, Brasil); "Efeito Zuvuya", de Gabriel Guizani (SP, Brasil); "Letícia, Monte Bonito, 04", de Julia Regis (RS, Brasil); "Não toque, é Drag!", de Gabriel Cabral (PE, Brasil); "Quarentena pra quem?", de Laís Maciel e Isabella Vilela (SP, Brasil); "Remanescente", de João Victor Avila (SP, Brasil); "Ver a China", de Amanda Carvalho (SP, Brasil) e "Vila dos Pescadores – Da pesca ao povo", de Cintia Neli da Silva Inacio e Geovanne Rafael V. da Silva (SP, Brasil). 

Uma apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – e da Ecofalante, a 10ª Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC). Tem patrocínio do Mercado Livre, Colgate e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Conta com apoio da White Martins, Valgroup, Itaú, Oji Papéis Especiais e WWF-Brasil. É uma produção da Doc & Outras Coisas e coprodução da Química Cultural. A realização é da Ecofalante, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui