Globo e Claro se uniram para realizar, pela primeira vez, a entrega de intervalos comerciais segmentados no sinal broadcast (antena) da TV Globo, simultaneamente nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto, que também contou com envolvimento da agência ID\TBWA, carregou o pioneirismo de levar à TV aberta fundamentos e uma perspectiva das aplicações que acelerarão ainda mais a partir da implementação da TV 3.0 no país.
Na prática, filmes da campanha da Claro para o Dia das Mães foram entregues de forma segmentada no sinal broadcast da Globo em TVs Conectadas compatíveis, com o uso ampliado da tecnologia adotada pelo Globo DAI, que já oferece regularmente inserções comerciais personalizadas de acordo com o público-alvo no sinal digital dos canais Globo no Globoplay.
"Os aparelhos de TV conectada compatíveis, que estão logados no Globoplay mesmo em segundo plano, abrem a possibilidade para o uso de informações atreladas ao Globo ID do usuário sintonizado na TV Globo pela TV aberta. Com isso, é possível realizar a segmentação de publicidade na TV Digital, direto no dispositivo do usuário, como foi o caso desta ação para a Claro", explica Raymundo Barros, diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo.
"Temos no Brasil a maior plataforma de TV aberta, considerando os países democráticos e que adotam a economia de mercado do ocidente, com tamanha relevância e resiliência. Por isso, nossa busca é por inserir definitivamente a TV aberta na economia digital. E os novos recursos da TV 3.0 vão permitir isso. Logo, em um futuro breve, toda a publicidade será digital e o relacionamento com o consumidor será personalizado. Teremos embarcados na TV aberta as métricas e os modelos tradicionais de mídia das plataformas digitais. E estamos à frente dessa transformação", afirma.
Com mais de 144 milhões de Globo IDs, a empresa dispõe de um grande banco de dados primários que permite um conhecimento da audiência e sua jornada de consumo de mídia, gerando insights sobre gostos, desejos, interesses e hábitos das pessoas. A convergência de plataformas, combinada à força do conteúdo e ao uso inteligente de dados, tem se mostrado a melhor solução para os desafios da indústria de mídia", declara Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.