TV ABERTA
20/09/2021, 16:02

"Fantástico", da TV Globo, celebra 2500 edições no ar com nova abertura

Marca registrada de sua evolução, o "Fantástico" sempre teve em sua história inovadoras e notáveis aberturas. E, para comemorar a edição de número 2500, o "Show da Vida" apresentou uma nova abertura no último domingo, 19. Desta vez, aos quatro elementos da natureza, ar, terra, água e fogo – já herança do programa e de sua história na TV – soma-se um quinto: dados transformados em arte e movimento. A narrativa inclui tecnologia de ponta usada na indústria cinematográfica mundial e lança um olhar contemporâneo para o mundo, dialogando com o legado de vanguarda, arte e inovação, que sempre deram o tom das aberturas do dominical. 

O processo de criação contou com elementos gráficos e técnicas de efeitos visuais. Foram aplicadas soluções como fotogrametria, motion captureque permitiu integrar os bailarinos e toda a coreografia com os movimentos dos grafismos representando os quatro elementos da natureza – e ainda um processo chamado rotomation, que ajusta o movimento 3D quadro a quadro, trazendo realismo a todas as cenas. 

Já a trilha sonora, que evoca a força do coletivo, mantém a essência original, porém com novos arranjos, incluindo elementos sonoros orgânicos, como barulhos com os pés e com as mãos. Toda essa cadência se encontra com a coreografia, que com os movimentos corporais ritmados, cria gatilhos para que o cenário se envolva com conceitos abstratos de ar, terra, água e fogo. A dança é um elemento central, que conversa com o histórico do programa. Para a coreografia, foram trazidos de ritmos clássicos a contemporâneos, que misturam danças africanas, hip hop e dança urbana. Também foi lançado um olhar especial para a seleção dos bailarinos, formando um corpo de baile diverso e representativo. Para o figurino, foram usados tecidos aderentes e tons neutros, para que os movimentos se sobressaíssem e cores fossem aplicadas durante a pós-produção. 

O trabalho tem direção geral de Ricardo Moyano e Christiano Calvet, da TV Globo, com direção de cena da dupla Tomat, da Zohar (composta por Tomas Salles e Mateus Araujo). A pós produção foi realizada pela Fullframe.

Assista ao making of da nova abertura: 

Um desafio de dança nas redes sociais da Globo também está no ar com o propósito de estimular o público a fazer os passos dos bailarinos a partir de um tutorial. A edição especial de 2500 do programa ainda contou com uma série de novidades que envolveu um quadro com o médico Dr. Drauzio Varella, intervenções com ilusionistas e reportagens especiais, entre outras atrações. 

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top