Desde sua fundação em 1999, a Associação Brasileira de Produtoras Independentes Brasileiras, hoje Bravi – Brasil Audiovisual Independente, busca se atualizar frente aos avanços e tendências dos mercados audiovisuais nacional e internacional, para que possamos representar de forma efetiva os nossos 675 associados.
Foi assim em 2004 com a assinatura de um Projeto Setorial com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos, para promover empresas produtoras e o conteúdo audiovisual brasileiro nos eventos de mercado em vários continentes dando origem ao Brazilian Content. Também assim em 2011, com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, criou o RioContentMarket, evento internacional de mercado no Brasil atraindo players mundiais para negócios com o audiovisual brasileiro independente. Com o olhar atento ao momento auspicioso da publicação da Lei 12.485, a Lei do Seac que impulsiona e inicia ciclo virtuoso de ampliação do conteúdo independente no mercado de TV por assinatura.
Se o mercado interno também avança em oportunidades, também é realidade a demanda cada vez maior de formação e capacitação de profissionais já atuantes, assim como de novos entrantes na indústria audiovisual brasileira. Assim, a Bravi funda um instituto, para fazer a conexão entre mercado e escolas gerando cursos e oportunidades. Em 2014 o Icab – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros inicia sua trajetória complementando a atuação da Bravi.
Diante do avanço que a Lei do Seac trouxe com a capilaridade da produção independente nas cinco regiões do País, sempre com olhar aberto e atendo, e buscando representação política ainda maior, em 2016 a Bravi promove mudanças significativas em seu Estatuto. Um quarto dos integrantes do Conselho Federal da Associação devem ter domicílio e representar empresas produtoras de fora dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Um quarto dos integrantes a cada mandato precisam ser renovados. Cria comitês de atuação temática para debate e posicionamento da entidade. E, institui que o representante legal, agora presidente executivo da Associação, não pode ser produtor e sim um profissional de mercado, evitando possibilidades de conflitos de interesse. Ampliando ainda mais sua capilaridade de atuação e representatividade de empresas produtoras de todos os níveis de captação na Ancine, institui como forma auxiliar ao Conselho Federal, os representantes estaduais em Estados com maior presença de associados. E há pouco mais de um ano, representantes de produtoras que abriram sede em outros países passaram a integrar a participação na BRAVI trazendo um olhar do exterior para a produção no País.
E agora em 2024, ano em que completa 25 anos, diante de tantas transformações, cenários e tendências da indústria audiovisual e da sociedade contemporânea no Brasil e no Mundo; diante das necessárias regulações de mercado ainda pendentes no Brasil; de possibilidades, oportunidades e demandas sociais e econômicas; de toda forma de diversidade e inclusão, a Bravi faz uma releitura de sua Missão, Visão e Valores e confirma a atualização de seu Estatuto Social e quadro de associados sintonizados com a realidade da indústria audiovisual contemporânea.
Missão
Representar as produtoras brasileiras independentes no país e internacionalmente na busca pelo desenvolvimento econômico sustentável da indústria do audiovisual e do seu ecossistema.
Visão
Ser a entidade que congrega da forma mais abrangente as empresas de produção audiovisual brasileira independente, inserida em um mercado nacional potente e reconhecido como protagonista mundial.
Valores
- Independência – atuamos de forma harmônica e independente.
- Diversidade – respeitamos e promovemos a diversidade em todas as suas dimensões pessoais e empresariais.
- Equilíbrio – buscamos o equilíbrio em nossas decisões e no ecossistema em que estamos inseridos.
- Conhecimento – entendemos que compartilhar conhecimento é um elemento basilar para o desenvolvimento humano e dos negócios.
- Compromisso sócio ambiental – estimulamos e difundimos práticas responsáveis.
- Ética – agimos de forma transparente defendendo o que acreditamos ser justo, honesto e íntegro.
- Renovação e inovação – empreendemos nossas ações na construção de futuros.
Os gráficos acima explicitam características da composição associativa da BRAVI e o exercício de missão, visão e valores, agora revisitados, em sua atuação na indústria audiovisual no Brasil e nos mercados onde marca sua presença.