Aniversário de São Paulo é celebrado com seleção de filmes no Curta!On

Para o 467º aniversário de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, o Curta!On – novo clube de documentários do Now da Claro/NET – selecionou longas que contemplam a cidade sob diversos olhares: o da história, da política, do futebol, das artes e dos próprios paulistanos – neste caso, destacando os mais ilustres em suas áreas. Os filmes já estão disponíveis na plataforma, que conta com mais de 450 documentários e séries documentais. 

A seleção inclui "Banquete Coutinho" (foto), longa dirigido por Josafá Veloso que propõe um olhar sobre a obra do grande mestre do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho, a partir de um encontro filmado em 2012. Outra opção é "Person". Dirigido por Marina Person, o documentário aborda a vida e a obra de Luiz Sérgio Person, um dos mais importantes nomes do cinema nacional da década de 60. 

A lista segue com "Democracia em Preto e Branco", filme narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg que retrata o movimento ideológico-futebolístico Democracia Corinthiana, focando sobretudo na figura de Sócrates, jogador do Corinthians. 

"1932, A Guerra Civil" também está disponível. Para os paulistas, o Governo Provisório de Getúlio Vargas se transformara numa ditadura no início da década de 1930. Havia insatisfeitos em todo o país, mas só os paulistas se levantaram em armas. A guerra civil durou três meses. Nela, houve cerca de oitocentas vítimas fatais, mais do que o número de soldados brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. Apesar do apoio maciço da população e do alistamento espontâneo de 45 mil civis, os paulistas acabaram derrotados. O documentário de Eduardo Escorel trata desses eventos e questiona a noção ainda hoje dominante de que a guerra civil tinha propósitos separatistas.

Por fim, está "São Paulo Companhia de Dança", documentário de Evaldo Mocarzel sobre a árdua rotina de trabalho de bailarinas e bailarinos. Sem entrevistas, o filme desconstrói a primeira criação coreográfica do grupo, "Polígono", de Alessio Silvestrin, a partir dos ensaios e das aulas de balé clássico e dança moderna. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui