Investimento via agências chega a R$ 19,7 bilhões em 2021

O Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, divulga nesta segunda-feira (21)  o painel Cenp-Meios 2021, com investimentos em mídia via agências totalizando R$ 19,7 bilhões. Os dados foram fornecidos por 298 agências de publicidade de todo o país, participantes do painel que, por sua metodologia, tem precisão total de informações.

Em 2020, os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências, e, em 2019, antes portanto da pandemia, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências. "O investimento publicitário superou com folga os níveis pré-pandemia, com um crescimento expressivo – falamos de quase 40% – em 2021, mesmo levando em conta a inflação do período. Mesmo num cenário tão difícil, em meio a dificuldades e incertezas, a publicidade reafirmou ser a roda que faz a economia girar, aproximando consumidores e anunciantes, usando os bons serviços das agências e dos veículos de comunicação", afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.

A TV tradicional recebe mais da metade da fatia do bolo publicitária, 51,8%. A TV aberta recebeu das agências em 2021 R$ 8.96 bilhões, representando, 45,4% de todo o bolo publicitário, enquanto a TV por assinatura recebeu R$ 1,25 bilhão, ou 6,4% do bolo.

A Internet, por sua vez, ficou com 33,5% do bolo publicitário, com R$ 6,6 bilhões. Este número é apenas de investimentos através de agências, excluindo, portanto, o investimento direto na Internet, sobretudo em mecanismos de busca e redes sociais, que se destacam no modelo de contratação de direta.

Os dados do Cenp mostram uma grande concentração na compra de mídia nacional via agências: 68,6%. Entre as regiões, o Sudeste é a única que chega recebe um share de dois dígitos, ficando com uma fatia de 19,1%.

Share dos meios e regiões

O painel 2021 do Cenp-Meios traz o share dos meios no período, liderado pela TV aberta e internet – neste caso subdividido nos segmentos áudio, busca, display, social e vídeo –, e também o investimento pelas regiões brasileiras. Veja nos quadros:

CENP-MEIOS 2021 – Jan a Dez 298 Agências (245 matrizes e 53 filiais)

MEIOValor Faturado (000)Share %
CINEMA R$                       15.2490,1%
INTERNET TOTAL R$                 6.600.18033,5%
INTERNET ÁUDIO R$                         12.4040,2%
INTERNET BUSCA R$                       386.4195,9%
INTERNET DISPLAY E OUTROS R$                    4.285.31764,9%
INTERNET SOCIAL R$                    1.430.69221,7%
INTERNET VÍDEO R$                       485.3507,4%
JORNAL R$                    367.3481,9%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$                 1.690.3868,6%
RÁDIO R$                    746.3343,8%
REVISTA R$                       88.1370,4%
TELEVISÃO ABERTA R$                 8.961.03445,4%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$                 1.258.2846,4%
Total R$              19.726.948
REGIÃOValor Faturado (000)Share %
CENTRO-OESTE R$                    452.2972,3%
NORDESTE R$                    892.8444,5%
NORTE R$                    277.2091,4%
SUDESTE R$                 3.761.69319,1%
SUL R$                    807.7484,1%
MERC. NACIONAL R$              13.535.15368,6%
Total R$              19.726.948
Publicação Março/2022

De acordo com Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp, os dados de investimento saem direto dos sistemas das agências participantes, incluindo empresas das capitais e do interior de todo o país, graças ao trabalho das empresas provedoras de softwares de gestão.

"Sabemos que os valores apontados são altamente representativos do bolo publicitário, já que o Cenp-Meios conta com a participação das mais importantes agências do país", diz Regina Augusto, que acaba de assumir a direção executiva do Cenp.

Salles Neto, coordenador do Comitê Técnico Cenp-Meios, destaca a parceria das agências participantes do painel, que recebeu quase 80 adesões no ano passado. "As últimas inovações incorporadas ao Cenp-Meios, com a admissão de agências não certificadas e os rankings de agências, ampliaram ainda mais a riqueza das informações oferecidas ao mercado".

Em abril, o Cenp-Meios divulgará o ranking das agências de publicidade, como já fez em 2020.

A série histórica completa do Cenp-Meios está disponível no site da entidade https://cenp.com.br/cenp-meio/

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