Um levantamento realizado pela Agência Virta em parceria com o Instituto Qualibest aponta que quatro em cada dez entrevistados considera como positivas, favoráveis e necessárias as propagandas das bets em eventos esportivos e os patrocínios das casas de apostas a times de futebol. Para 30%, essas ações não têm impacto positivo nem negativo, enquanto 20% acredita que são muito prejudiciais ao esporte.
A pesquisa mostra que as plataformas mais reconhecidas pelos entrevistados são Betano (61%), Bet365 (51%), Bet Nacional (48%), Esporte da Sorte (42%) e Vai de Bet (40%). Já entre os que jogam, as mais utilizadas são Betano (40%), Bet365 (33%) e Esporte da Sorte (21%).
No que diz respeito às motivações para apostar, o principal fator apontado pelos entrevistados é o ganho financeiro (72%). Outras razões incluem a diversão e o entretenimento (42%), além do desejo de testar os conhecimentos esportivos (29%). O estudo ouviu 824 pessoas de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Redes sociais são as principais fontes de informação O estudo também aponta que, entre os que jogam, 55% utiliza as redes sociais – como Instagram, Youtube, Facebook e TikTok – como principal meio de consulta. Outras fontes incluem amigos e conhecidos (35%), propagandas na internet (31%) e rádio e TV (24%).
Outro dado importante apresentado na pesquisa refere-se à influência da publicidade na escolha de uma plataforma. Os pontos mais relevantes na comunicação das marcas são a clareza das informações (58%) e a reputação e confiabilidade da plataforma (50%).
"Apesar dos investimentos vultosos, é um segmento de mercado cujas estratégias, movimentações e bastidores ainda são, em geral, desconhecidos, devido ao pouco tempo de regulamentação no país. Percebe-se que além do reconhecimento de marca, que já vem sendo trabalhado, o próximo e inevitável passo das empresas que atuam no setor é investir em reputação", diz Paulo Moura, sócio-diretor da Agência Virta.
Preferência por plataformas regulamentadas e rapidez nos pagamentos O levantamento revela que, entre os 46% dos respondentes que jogam, os principais fatores para a escolha da plataforma são a rapidez nos pagamentos e retiradas (38%), a segurança e privacidade dos dados dos usuários (31%) e as operações regulamentadas no Brasil (também 31%).
Por fim, a pesquisa mostra que proteção de dados pessoais e financeiros (59%), a licença de operação por um órgão regulador confiável (48%) e sistemas antifraude (48%), além da transparência nas políticas de uso e termos (46%) são considerados os aspectos mais importantes para garantir a segurança dos usuários das plataformas de apostas.