A presença do Brasil no Festival Internacional de Cannes, na França, vai além das telas. De forma independente, o cineasta goiano Cássio Domingos desembarcou no evento em busca de parcerias internacionais voltadas para atividades formativas em Goiás.
O goiano é um dos 200 membros brasileiros que foram até a mostra para ressaltar seus projetos. Neste ano, o Brasil é homenageado no Marché du Film, considerado um dos mercados cinematográficos do mundo. Domingos comenta que a união da comunidade brasileira reforça os caminhos que o audiovisual nacional percorre na indústria: "Há uma rede de apoio entre os brasileiros. Nos amparamos e nos fortalecemos cada vez mais em prol da representatividade do cinema latino-americano".
O cineasta é idealizador do Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) e representa as produtoras goianas CDS Filmes e Matuta Produções na mostra. "Nosso foco é criar vínculos e conexões que destacam a produtividade cinematográfica do Estado. A gente veio aqui para mostrar nossa luta, para auxiliar ainda mais a cena independente de Goiás a se internacionalizar", diz. "Não dá para fazer as coisas estando somente em Goiânia. Para você internacionalizar o cinema, é preciso ir nos locais, criar vínculos e lutar por seus interesses", completa.
Por meio dessa criação de vínculos com os produtores internacionais, Domingos também busca ampliar as redes de apoio das oficinas formativas do Favera – festival independente que celebra as produções oriundas da periferia de Goiânia e que auxiliou sua própria formação. "Estamos criando pontes para o Favera, que foi um festival crucial para minha formação e que desenvolve um papel importante aos produtores independentes de Goiânia", conclui.