Canal Curta! estreia o documentário "Sobre Sonhos e Liberdade"

Nesta sexta-feira, dia 24 de julho, às 22h30, o Canal Curta! estreia o documentário "Sobre Sonhos e Liberdade", uma coprodução entre Brasil (Plural Filmes e Canal Curta!) e Portugal (Filmógrafo) que dá visibilidade à força cultural de resistência da regiõ do Recôcavo Baiano e aborda a questão da abolição da escravidão a partir do protagonismo negro, apagado nas versões ditas oficiais.

O filme tem como fio condutor a música e o relato do músico cachoeirano Mateus Aleluia e conta com as participações de nomes de artistas como o grupo Nego Fugido, o samba de roda Raízes do Acupe, o grupo de capoeira de Mestre Caiçara, os Mestres de capoeira Aidó e Messias (em memória), Dona Dalva Damiana e Esmola Cantada para São Roque do Quilombo Engenho da Ponte, além dos professores Walter Fraga, Wlamyra Albuquerque, Kabengele Munanga, Zelinda Barros e Luiz Claudio Dias do Nascimento, o Cacau Nascimento.

Questões como sustentabilidade, arte, religião e fé se interligam e se somam em depoimentos e imagens que visam ressaltar a riqueza de um território que é referência na formação de muitos artistas por todo o Brasil e reforçar a contribuição da população negra para a cultura brasileira. Em paralelo, a obra ainda pontua temas como racismo, invisibilidade, sexismo, exclusão e apagamento da importância dos negros, tanto os intelectuais quanto os escravizados e ex-escravizados.

A direção é de Marcia Paraiso e Francisco Colombo, que também assinam a produção do documentário.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui