Rede Brazucah promove debate com as cineastas Edileuza Penha e Maria Fachin

A Rede Brazucah promove nesta quinta-feira, dia 22 de julho, às 19h, mais uma edição do "Quinta na Rede", série de debates com cineastas e outros profissionais do audiovisual que integram a programação do Festival Rede Brazucah, que até o dia 22 de agosto exibe cerca de 20 filmes gratuitamente pelo canal do YouTube do Cinesolar

Com o tema "Mulheres – Todo Lugar é Nosso", a conversa será com as cineastas Edileuza Penha e Maria Fanchin, diretoras dos curtas-metragens "Filhas de Lavadeiras" e "Quando Elas Cantam", respectivamente, que integram o Programa 2 do festival, disponível para acesso até o dia 25 de julho. O debate também será transmitido pelo YouTube do Cinesolar com mediação de Ana Arruda, curadora do Festival Rede Brazucah e diretora do Festival Curta Brasília. 

Vencedor do troféu de Melhor Curta Documental no Festival É Tudo Verdade de 2020, "Filhas de Lavadeiras" (foto) apresenta histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas, dores e poesias se fazem presente como possibilidades de um novo destino. 

Já "Quando Elas Cantam" é um documentário sobre o projeto Voz Própria, desenvolvido por Carmina Juarez, que é voltado ao tratamento terapêutico de mulheres encarceradas a partir da articulação entre música e psicanálise. O filme acompanha de dentro da prisão os ensaios dessas mulheres para um show na Capela da Penitenciária Feminina de São Paulo. 

O primeiro encontro do "Quinta na Rede" foi realizado no último dia 15, em conversa com os Carlos Vogel e Pedro Jorge, diretores de "Soccer Boys" e "Diamante – O Bailarina", respectivamente, dois filmes que integram o Programa 1 do Festival, disponível para acesso até 25 de julho.  

Os debates têm a proposta de instigar ainda mais a reflexão sobre as temáticas apresentadas nos curtas-metragens que compõem os eixos e programas do festival. As conversas ocorrem sempre às quintas-feiras, às 19h.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui