Prefeitura considera usar até WiMAX para cobrir São Paulo

Após a primeira fase do projeto Praças Digitais, que visa cobrir 120 praças públicas com sinal de Wi-Fi aberto, a prefeitura de São Paulo pretende cobrir toda a cidade com Internet wireless. Para essa segunda fase, a administração considera até mesmo o WiMAX. "Consideramos o WiMAX em uma segunda fase do projeto", disse o coordenador técnico do Praças Digitais, Daniel Astone.

Conforme contou a este noticiário, o fato de a tecnologia estar praticamente descartada por operadoras não impede que ela seja uma opção. "A gente não desconsidera nenhuma tecnologia", afirma. Ainda assim, ele argumenta que a tecnologia massificada tem que ser a mais segura possível.

A decisão sobre qual padrão será utilizado vai depender de um seminário com participação internacional que a prefeitura deverá marcar para debater sobre a viabilidade técnica. "Ainda espero fazer isso neste ano para trazer experiências dos Estados Unidos, Argentina, Espanha etc.", afirmou o secretário de Serviços Urbanos da prefeitura de São Paulo, Simão Pedro, em palestra durante o segundo dia do Conip 2013 nesta quarta-feira, 21, em São Paulo.

Ele diz que essa ambição de cobrir a cidade inteira não se trata de concorrência com as operadoras, mas de proporcionar acesso onde o serviço é deficiente. "É papel, sim, do poder público, e o mercado não tem oferecido um serviço adequado", disse ele. "Temos de oferecer enquanto o serviço não seja feito de forma adequada". O modelo de negócios para sustentar isso, diz o secretário, ainda não está definido. "Não estamos vetando nenhum modelo, até a propaganda (está considerada)", declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui