Internet
21/09/2021, 23:00

Google destaca suas ações de apoio ao jornalismo de qualidade

Sobre a manifestação de entidades que representam a mídia no continente americano convocando meios de comunicação para a defesa do valor dos conteúdos jornalísticos no ecossistema digital, o Google se posicionou, por meio de sua assessoria de comunicação, afirmando que apoiar o jornalismo de qualidade é uma prioridade da empresa.

A empresa destaca seu histórico de trabalho e contato com as associações envolvidas, ajudando associados a crescer sua audiência e seus negócios por meio de produtos, licenciamento de conteúdo e projetos e treinamentos dentro da Google News Initiative. Também aponta o Google Destaques (News Showcase) como parte desse compromisso, ao estabelecer um modelo de pagamento a veículos de notícias pelo licenciamento de conteúdo de alta qualidade.

As entidades que assinaram a carta manifestando preocupação com a viabilidade financeira do jornalismo profissional, vale lembrar, apontaram como louváveis as iniciativas recentes de empresas como Google e Facebook cujo objetivo é pagar à mídia em alguns países pelas licenças de conteúdo. No entanto, defendem que esses programas "ainda não são a resposta justa e completa que o setor precisa para compensar as distorções e restabelecer um certo equilíbrio do ecossistema". 

Veja o posicionamento do Goggle na íntegra:

"Apoiar o jornalismo de qualidade é uma prioridade para o Google. Temos um histórico consistente de trabalho e contato com as associações envolvidas, ajudando associados a crescer sua audiência e seus negócios por meio de produtos, licenciamento de conteúdo e projetos e treinamentos dentro da Google News Initiative. Como uma das empresas que mais apoia financeiramente o jornalismo de qualidade, nós acreditamos que temos uma responsabilidade compartilhada de garantir um futuro robusto para a produção de notícias e estamos comprometidos em fazer a nossa parte para que isso aconteça.

Nosso programa mais recente, o Google Destaques (News Showcase), faz parte desse compromisso e estabelece um modelo de pagamento a veículos de notícias pelo licenciamento de conteúdo de alta qualidade. Desde que anunciamos o nosso investimento de US$ 1 bilhão para pagamentos diretos a veículos de notícias por meio do Google Destaques, fechamos acordos com mais de 900 publicações pelo mundo. No Brasil, o produto foi lançado em outubro de 2020 e, atualmente, brasileiros têm acesso ao conteúdo selecionado e de alta qualidade de mais de 55 publicações nacionais, regionais e locais por meio do Google Destaques."

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top