CINEMA
21/09/2021, 17:12

"Tarsilinha" terá pré-estreia nacional na 20º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à 20ª edição e anuncia a programação deste ano com uma pré-estreia aguardada: "Tarsilinha", animação inspirada na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) e dirigida por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, terá exibição gratuita durante o evento, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada de 16 a 31 de outubro. Toda a programação é gratuita e online: 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, masterclass e oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades. 

Ao longo de duas décadas, o evento se consolidou como o mais longevo e um dos principais projetos de promoção da cultura da infância por meio do audiovisual no Brasil. Nesse período, a produção cinematográfica no país amadureceu e a Mostra acompanhou essa evolução e forjou políticas para esse desenvolvimento, mostrando nas telas a diversidade das infâncias do país e do mundo e sendo um espaço de difusão, formação e inspiração para realizadores. 

"Esta edição é emblemática porque teremos uma pré-estreia nacional de um filme que acompanhamos há muitos anos e é inspirado na obra de Tarsila do Amaral. Trabalhamos há 20 anos por um cinema brasileiro focado nas suas raízes, na sua arte e na sua história. Lançar o 'Tarsilinha', com música tema assinada por Zeca Baleiro e inspirada em Villa Lobos, pra gente é emocionante", comemora Luiza Lins, diretora geral e idealizadora da Mostra. 

O músico Zeca Baleiro, autor da música tema de "Tarsilinha", é o convidado da abertura da 20ª Mostra de Cinema Infantil. O show ao vivo será transmitido a partir do site da Mostra no dia 16 de outubro. A abertura terá ainda uma apresentação especial do filme. No dia 23 de outubro, a animação terá exibição gratuita, também a partir do site oficial, e poderá ser assistida de qualquer cidade do país. A iniciativa de transmitir para todo o Brasil está em sintonia com um dos propósitos do evento de democratizar o cinema e fazer com que essa arte chegue ao maior número de crianças. 

"A exibição de 'Tarsilinha' na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá um sabor especial para nós porque terá ainda a participação do Zeca Baleiro. A música tema do filme composta por ele foi um presente. Além de dialogar com a história, tem também uma letra inspiradora", diz Celia Catunda, diretora da animação ao lado de Kiko Mistrorigo. 

"Tarsilinha" conta a história da jornada de uma menina de oito anos para recuperar a memória de sua mãe. O longa não é uma biografia de Tarsila do Amaral, mas é inspirado nas obras da artista modernista. Em termos visuais, a personagem transita pelo universo de cores, estruturas e formas característicos do universo pictográfico de Tarsila. 

"O filme se concentra muito na obra de Tarsila como um universo fantástico que ela criou. Incorporamos o conceito do modernismo e o que foi esse momento da antropofagia. Na narrativa, a gente traz esses elementos a partir da memória, da possibilidade de você absorver informações e lembranças. Incorporar uma obra como o 'Abaporu' e transformá-lo, na narrativa, numa montanha grande lotada de memórias, por exemplo. Essa forma de incorporar o conceito modernista deixou o filme rico para quem conhece o significado disso. Quem ainda não conhece, passa a entender dentro da narrativa do filme", afirma a diretora. 

Masterclass "Tarsilinha"

Além da exibição do longa, Celia Catunda e Kiko Mistrorigo irão ministrar a Masterclass Tarsilinha durante a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os diretores compartilharão detalhes sobre as etapas da produção do filme e as escolhas criativas na adaptação para animação do universo visual da artista Tarsila do Amaral. A masterclass será no dia 18 de outubro e é indicada para realizadores, educadores e interessados em cinema e na obra de Tarsila do Amaral. Os participantes receberão certificado. As inscrições para esta atividade já estão abertas e poderão ser feitas pelo site da mostra

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top