As smart TVs e 3D devem representar a grande maioria dos televisores produzidos em 2013, chegando a 84,3% de participação. A previsão é da LG. Segundo Fernanda Summa, gerente de produto da área de TV da fabricante, em 2011 as TVs inteligentes e 3D representarão 22,7% dos modelos produzidos. Em 2012, a participação deve subir para 46,8%.
No evento "A TV do Futuro", que aconteceu nesta sexta, 21, a executiva apontou que o público busca os aplicativos para usar nos momentos de "micro-tédio", como jogos e redes sociais. Além disso, diz, o consumidor quer usar a função conectada para consumir conteúdo. "Quanto maior a capacidade da empresa de trazer conteúdos nacionais, maior será a chance de sucesso de sua plataforma", disse Fernanda.
A gerente da LG aponta que a usabilidade também é um ponto crucial nas TVs inteligentes. Por isso, explica, a LG só incluiu em sua nova plataforma aplicativos desenvolvidos dentro de parâmetros de usabilidade criados pela empresa após pesquisas junto a usuários.
Mercado de conteúdos
A Converge Comunicações, empresa que edita este noticiário, organiza no dia 8 de novembro o primeiro grande encontro do mercado de aplicativos e conteúdos para TVs conectadas. O TV.APPs reunirá fabricantes de TVs, desenvolvedores de aplicativos, grupos de mídia, publicitários e anunciantes para discutir a criação desta nova plataforma.
Entre os temas que serão debatidos estão as lojas de aplicativos e seus modelos de negócios; os conteúdos patrocinados; o Ginga, as plataformas abertas e os ambientes proprietários; a nova janela para conteúdos de cinema e TV.
Entre participantes do evento estará David Britto, da Totvs, além de Rafael Cintra (Samsung), Luis Bianchi (Philips), Milton Neto (LG), Marcelo Varon (Sony), Carlos Fini (Globo), Roberto Franco (SBT), Lilian Viana (Terra), Salustiano Fagundes (HXD), Terence Reis (Pontomobi), Fernando Chamis (Webcore Games), Ricardo Godoy (BurtiFilmes e ITBN), Pedro Acácio Bergamasco (Banco do Brasil) e Romildo Lucas (O2C).
O evento acontece no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site do evento, através do email info@telaviva.com.br ou do telefone 0800 77 15 028.