AT&T pode comprar a Time Warner na próxima semana

A operadora norte-americana AT&T estaria em "conversas avançadas" para comprar a gigante da mídia Time Warner, de acordo com a imprensa norte-americana desta sexta-feira, 21. O negócio pode ser fechado já na próxima segunda-feira, de acordo com a agência de notícias Bloomberg e o periódico The Wall Street Journal, citando fontes próximas ao assunto. A compra seria feita em dinheiro e troca de ações.

Caso a transação se concretize, a AT&T uniria o portfólio de telecomunicações – serviço móvel, banda larga fixa e TV por satélite – com as redes de TV (TNT, TBS, CNN e HBO) e os estúdios Warner Bros., que além de filmes produz conteúdo para TV e games. A Bloomberg afirma que as conversas foram "aceleradas" por receio de que outras interessadas, como Alphabet (Google) e Apple, mostrassem interesse na Time Warner também. 

Vale lembrar que a AT&T adquiriu a DirecTV (controladora da Sky no Brasil) em maio de 2014, com aprovação com restrições pela agência reguladora Federal Communications Commission (FCC) em julho do ano passado. Na época, o custo da operação foi de US$ 48,5 bilhões e envolveu também um mix de dinheiro (30%) e ações (70%).

Também é importante ressaltar que a operadora Time Warner Cable não entra na negociação, uma vez que é fruto de um spin-off e opera completamente independente da Time Warner desde 2009, mantendo apenas o nome sob licença. Além disso, a tele foi comprada em 2016 pela Charter Communications.

Brasil

A operação, se acontecer, representará um problema para o futuro da Sky no Brasil, já que aqui a legislação (Lei 12.485/2011) impede que uma empresa produtora de conteúdo (como a Time Warner) seja controladora de uma empresa de telecomunicações, e vice-versa. Desde que a AT&T adquiriu a DirecTV existem rumores sobre uma eventual venda pela empresa norte-americana da DirecTV Latin America.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui