Série de encontros reflete sobre o ofício de roteirista

O roteiro de uma obra audiovisual é o protagonista de 12 encontros online e ao vivo, que compõem o Seminário "TALKS", do "narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia", com execução da Benditas Projetos Criativos. O seminário tem como tema "Os aspectos do ofício de roteirista e da escrita do roteiro" e conta com a participação  de profissionais de distintas áreas do audiovisual, como roteiristas, produtores, diretores, técnicos de som, fotografia e montagem. A série de encontros acontecerá entre os dias 1º e 26 de novembro, sempre das 19h às 21h, às segundas, quartas e sextas,e pode ser adquirida por 10 x de R$ 15 ou R$ 150 (à vista). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site, onde também está disponível a programação completa dos encontros. 

Com carga horária total de 24 horas, o "TALKS"garante emissão de certificado para os participantes. O projeto é voltado para estudantes, roteiristas, produtores e profissionais de diversas áreas do audiovisual, com o objetivo de promover reflexões e debates sobre a peça inicial de uma obra audiovisual: o roteiro. Todas as palestras serão mediadas por roteiristas, técnicos e realizadores baianos, buscando criar um espaço de informação, conhecimento e compartilhamento de distintas visões e práticas comuns ao ofício de roteirista e sobre o processo de criação de uma obra audiovisual que tem no roteiro a sua gênese.

Integram a programação como convidados nomes de relevância no cenário audiovisual brasileiro como Paulo Halm, Maíra Oliveira, Marcílio Moraes, Raquel Lemos, Mari Brasil, Índigo, Marco Borges, Fabio Meira, Tide Borges, Rosa Caldeira, Márcia Medeiros e Diana Vasconcellos. Na lista de mediação, estarão presentes profissionais que vêm se destacando na cena nacional, como Ceci Alves, Susan Kalik, Silvana Moura, Edson Bastos, José Araripe Jr., Carollini Assis, Sol Moraes, Ailton Pinheiro, Douglas Tourinho, Thaiane Machado, Marise Urbano e Alessandra Pastore. 

Com curadoria de Sofia Federico, que divide a coordenação geral do programa com Tatti Carvalho, o "TALKS"debruça-se sobre os vários aspectos do exercício da função de roteirista, que pressupõe o domínio de técnicas e teorias relacionadas à dramaturgia audiovisual, considerando a diversidade dos recursos e elementos da linguagem. O evento também se propõe a discutir  outras questões relacionadas ao  ofício, como direitos autorais, jornada de trabalho, modelos de negócio e de prestação de serviço.

O "TALKS"também traz a proposta de ser um espaço de reflexão para profissionais, estudantes e interessados de outras áreas do audiovisual, que não a dramaturgia, uma vez que vai promover discussões sobre o roteiro através da perspectiva de artistas e técnicos que atuam em outros departamentos relacionados à criação de uma obra, como som, direção, produção e montagem, além de pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui