Sandro Rodrigues, da H2O Films, busca retomada do mercado de salas

"Estou muito esperançoso com a retomada do cinema brasileiro em 2024, não tenho dúvidas de que será o maior ano desde o fim da pandemia. Serão lançados grandes títulos, também por outras distribuidoras. A luta agora é tentar voltar à participação de mercado que era em 2019", diz Sandro Rodrigues, CEO da H2O Films.

A distribuidora comemora sua primeira década anunciando um line-up promissor com 12 títulos para 2024. Rodrigues e os diretores Jorge Peregrino e Edson Pimentel anunciam também a criação da H2O Produções, que a partir de agora busca parcerias em projetos longas-metragens realizados sempre em coprodução com produtoras renomadas no mercado, como A Fábrica, Conspiração Filmes, Hungry Man, Arpoador Audiovisual, Casé Filmes, Take 4, Luccas Toon, Luz Mágica, Escarlate, entre outras. Quem integra a nova área é Lúcia Burmeister, que assume o cargo de gerente de produção.

Para o próximo ano, a H2O Films anunciou 12 lançamentos, incluindo franquias e marcas já bem conhecidas do público. "Após a pandemia, as pessoas ficaram mais exigentes em relação ao cinema. Quando tem uma oferta muito grande, como o streaming, o tempo delas fica mais concorrido. Precisamos, por isso, encontrar propostas que as pessoas já conhecem e gostam, acho que tem uma probabilidade maior do que uma propriedade saindo do zero", explica Rodrigues.

Já em novembro a distribuidora lança "Ó Pai, Ó 2", produção da Casé Filmes em coprodução com Globo Filmes e Dueto. A sequência dirigida por Viviane Ferreira retoma a atmosfera do primeiro filme, de 2007, trazendo de volta Lázaro Ramos, Érico Brás, Luciana Souza e Dira Paes.

Em janeiro é a vez de "Príncipe Lu e a Lenda do Dragão", filme do influenciador Luccas Neto, que é fenômeno entre o público jovem, com mais de 100 milhões de seguidores. O longa promete iniciar uma grande saga do YouTuber nas telonas e deve ser um conto de fadas nacional. A produção é da Luccas Toon e da Take 4 Content. Com direção de Leandro Neri. "Entendemos que será um filme muito forte. É uma marca com bastante fãs e uma propriedade que as pessoas já conhecem bem", diz.

"Dois É Demais em Orlando" é outra grande aposta da H2O Films. Protagonizado por Eduardo Sterblitch, o filme dirigido por Rodrigo Van Der Put foi rodado no Brasil e nos parques da Universal, nos Estados Unidos, e conta a história de um rapaz que viaja para Orlando com o filho da chefe. A questão é que o adulto tem alma de criança e a criança tem alma de adulto, o que vai gerar uma série de situações hilárias e emocionantes. A produção é da MPC Filmes, com coprodução Globo Filmes, Universal Pictures e Telecine. O lançamento nos cinemas está previsto para 25 de janeiro de 2024. Para o CEO da distribuidora, a produção nos parques da Florida tem grande apelo junto ao público brasileiro.

Rodrigues também aposta na onda de filmes biográficos musicais. A diferença é que o principal biografado é uma rádio. "Aumenta Que É Rock'n Roll", dirigido por Tomás Portella e protagonizado por Johnny Massaro, mostra a criação da Rádio Fluminense, a Maldita, que foi responsável por mudar os caminhos do rock no país. A produção é da Luz Mágica com coprodução Globo Filmes. O lançamento nos cinemas será no segundo semestre de 2023. O longa, explica o executivo, também explora marcas conhecidas do público: as bandas do movimento de rock da década de 1980.

Nosso "Avatar"

A expectativa de maior sucesso do line-up da H2O Films é "O Auto da Compadecida 2". "É o nosso Avatar. Já tem um mundo de fãs e seguidores", diz Rodrigues. Com estreia prevista para o final de 2024, a sequência do filme 25 anos depois do enorme sucesso começou a ser filmada em agosto, com Matheus Nachtergaele e Selton Mello. A produção é da Conspiração em coprodução com a recém lançada H2O Produções. Baseado na obra de Ariano Suassuna, o filme volta com Matheus Nachtergaele e Selton Mello e direção de Flávia Lacerda e Guel Arraes.

Estes filmes destacados, conta Rodrigues, são classificados como grandes. "Hoje fazemos o cálculo de ocupação do mercado por complexo, e não por salas. São aproximadamente 660 complexos no Brasil. Acho que estaremos em algo 250 a 300 esses aí". "O Auto da Compadecida", prevê, deve estar em todos os complexos.

Estão ainda no line-up:

"Um Tio Quase Perfeito 3", estrelado por Marcus Majella e dirigido por Pedro Antônio com produção da Arpoador Audiovisual, e em coprodução com Sony, Globo e H2O Produções; "Cansei de Ser Nerd", com direção de Gualter Pupo, a comédia é ima coprodução Hungry Man, A Fábrica, Paramount Pictures e Telecine.

"Maloucos Contra o Ladrão dos Sonhos" infanto-juvenil dirigido por Bruno Bennec e protagonizado pela dupla de Youtubers e influenciadores Wizinho e Franzinha. A produção é da Take 4 Content, Maloucos e H2O Produções.

"De Perto Ela Não É Normal 2" é uma sequência protagonizada pela atriz Suzana Pires, que assina o roteiro com Thalita Rebouças. A produção é da Escarlate, em coprodução com H2O Produções.

"Adultos Sem Filtro" explora também uma propriedade já testada. Suzana Pires e Thalita Rebouças repetem a parceria de roteiro fazendo uma adaptação do primeiro livro de Thalita Rebouças que não é voltado para adolescentes. As filmagens estão previstas para começar entre o final de 2023 e o começo de 2024 e equipe e elenco serão divulgados em breve. A produção é de A Fábrica e H2O Produções.

"Mestre Dos Cucas" é estrelada por Leandro Hassum e dirigida por Rodrigo Van Der Put. A produção é da Casé Filmes em coprodução com a H2O Produções. As filmagens estão previstas para fevereiro e março de 2024.

"Vamos buscar outras propriedades, livros ou filmes, seguindo nesse caminho de explorar o que já tem afinidade com o público. Também vamos ter projetos originais, mas o produto testado e conhecido tem outro apelo", finaliza Rodrigues sobre a nova fase de produtora do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui