O Festival SFF Brasil (Science Film Festival) promove, para além das exibições de filmes, as Jornadas da Ciência e Educação, que reúnem convidados especiais dos filmes e temáticas do festival. As lives são realizadas neste mês de outubro e serão dedicadas ao tema da urgência do enfrentamento da crise climática. A transmissão é ao vivo, pelo canal YouTube do SFF Brasil.
“Filmes de impacto social – a força dos ativistas ambientais na tela” reúne realizadores do audiovisual e protagonistas do enfrentamento da crise climática no Brasil em live nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, às 19h. Participações confirmadas da cineasta Thamara Pereira, diretora do documentário “Bauxita”; da cineasta indígena Aldira Akai Munduruku, do filme “Autodemarcação Já!”, de Edivan Guajajara, do coletivo Mídia Indígena; e da ativista Carolina de Moura Campos, de Brumadinho (MG), uma das protagonistas do filme “A Ilusão da Abundância”.
Já “Crise climática e crianças – como engajar o público infantojuvenil na agenda ambiental sem causar desesperança” é o tema da live da próxima quarta, dia 30, também às 19h.
O Festival de Filmes de Ciência – SFF Brasil 2024oferece até 20 de dezembro sessões presenciais gratuitas em salas de exibição do Circuito Spcine, em São Paulo, e em diversos estados brasileiros, com a realização de mostras sobre ciência, tecnologia e meio ambiente. O SFF Brasil traz na edição deste ano 53 filmes de 22 países e oferece também acesso livre às obras, em plataforma online, para todo o Brasil. Para ver os filmes, basta se inscrever gratuitamente e o código de acesso será enviado por email aos participantes.
O evento é realizado em parceria do Midiativa e do Goethe-Institut e tem apoio da Spcine. A edição deste ano também conta com a colaboração da Associação Apecatu, da Rede Brasileira de Cidades das Crianças e da Faculdade Sebrae. Parceria com o Cine Solar e Clube do Professor, e apoio promocional do Canal Curta, Canal Educação, Futura e TV Cultura.