Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Canal Brasil homenageia Adoniran Barbosa na data que marca os 40 anos...

Canal Brasil homenageia Adoniran Barbosa na data que marca os 40 anos de sua morte

O compositor, cantor, comediante e ator brasileiro João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, será homenageado pelo Canal Brasil nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, data que marca os 40 anos de sua morte. Será exibida uma dobradinha de filmes dirigidos por Pedro Serrano, a partir das 18h, com o documentário “Adoniran – Meu nome é João Rubinato”, seguido de “Dá Licença de Contar”, às 19h35.

Em “Adoniran – Meu nome é João Rubinato” (foto), o artista e sua obra são revisitados através de imagens de arquivo de seus shows e entrevistas dele e de outros artistas, além de ter como pano de fundo a cidade de São Paulo, que inspirou fortemente a obra de Adoniran. No curta “Dá Licença de Contar”, o diretor cria uma brincadeira ao colocar Adoniran dentro do contexto de suas obras, em pontos de São Paulo nos anos 1950 que inspiraram suas canções.

A obra de Adoniran Barbosa firmou sua importância no samba a partir do momento em que o compositor trouxe o samba paulistano para a cena nacional. Ele inovou e trouxe o vocabulário e os sotaques misturados dos operários imigrantes e deu luz e voz para questões relevantes sociais vividas por eles na cidade, naquela época. Sua música ficou conhecida ao ser gravada pelos Demônios da Garoa, nos anos 1950, e um tempo depois por Elis Regina, que popularizou a canção “Tiro ao Álvaro”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile