A CEO da CNN Brasil, Renata Afonso, está deixando a posição, após 19 meses no comando do canal de notícias e menos de um mês após mudança na presidência do conselho executivo da empresa de mídia. Rubens Menin, no final de outubro, transferiu o posto para João Carlos Camargo.
A decisão da saída foi da própria executiva, conforme divulgado nesta segunda, 21. De acordo com o comunicado, com o fim da cobertura das eleições, Renata Afonso considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão, focado em relevância e crescimento do canal.
A CEO reorganizou a governança corporativa da CNN Brasil, restabeleceu o relacionamento com o mercado publicitário, aumentou o número de anunciantes e de parcerias, além de fortalecer a presença institucional. Veja a entrevista feita com a executiva quando o canal comemorou seus dois anos.
Durante a cobertura das eleições, o canal recebeu reconhecimento da CNN Internacional. No debate entre os candidatos à presidência no segundo turno, registrou o primeiro lugar na média de audiência entre os 17 canais de TV por assinatura.
Renata promoveu, ainda, mudanças na liderança executiva, reestruturou processos internos, com novas políticas para a gestão de pessoas, e lançou o projeto de evolução da cultura organizacional. Impulsionou, ainda, as frentes relacionadas à Diversidade, Inclusão e Pertencimento, por meio de iniciativas internas para organização de um time diverso e do lançamento de produtos, como o CNN no Plural.
"Renata tem sido uma excelente líder para a CNN Brasil, fortalecendo a reputação da rede de jornalismo premiado e baseado em fatos e incutindo uma cultura forte", disse Samson Desta, vice-presidente da CNN International, por meio de nota. "Desejamos à Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança no sucesso de sua recente cobertura eleitoral", acrescentou.
"O trabalho e a dedicação incansáveis da Renata foram fatores determinantes nesta fase de reestruturação e consolidação da CNN", disse Rubens Menin, controlador da Novus Midia/CNN Brasil, desejando ainda toda sorte a Renata nos seus novos caminhos.