De acordo com o mais novo mapeamento de consumo da Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – em 2023, mais de 11 milhões de horas de filmes natalinos foram consumidos na Samsung TV Plus, colocando o tema entre os três mais assistidos no país, ao lado de notícias e novelas. A análise mostra um cenário rico para as marcas ao trazer as principais tendências e preferências dos brasileiros nessa temporada, além de oferecer insights para aproveitar o potencial de engajamento desse dia tão especial e transformá-lo em momentos de conexão com o público.
Conforme o estudo, 64% da audiência natalina é composta por mulheres, sendo a maior parte das classes AB (61%). O engajamento de famílias com crianças e adultos entre 35 e 44 anos é predominante, mostrando que a Natal transcende gerações e estilos de vida.
Considerada uma das principais datas de consumo no país – superando apenas o Dia das Crianças e o Dia das Mães – o Natal é um terreno fértil para ativações de verticais de consumo em CTVs, passando por alimentos como chocolates e doces natalinos e vinhos e espumantes, que lideram entre as bebidas favoritas dos consumidores. Soma-se a isso o potencial de engajamento com conteúdos dedicados que vai além da TV: 41% da audiência aproveita esse momento do ano para criar receitas natalinas.
Diante desse cenário, a análise destaca uma grande oportunidade para marcas que desejam explorar o potencial criativo do Natal, conectando emoções e tradições que tornam essa data tão especial. "Com uma segmentação inteligente, com base em dados de comportamento de consumo, preferências de conteúdo, entre outros indicadores, a publicidade em CTV surge como uma estratégia poderosa para impactar diretamente o público. As campanhas personalizadas conseguem dialogar com nichos específicos, aproveitando o alto nível de receptividade dos consumidores durante esse período", aponta Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas e Operações da Samsung Ads para a América Latina.