No Brasil, presidente do China Media Group assina acordos de cooperação no setor audiovisual e de novas mídias

Shen Haixiong, presidente e editor-chefe do CMG, e Margareth Menezes, ministra da Cultura (Foto: Filipe Araújo/ MinC)

No início desta semana, em reunião bilateral realizada no Rio de Janeiro, onde acontece a Cúpula de Líderes do G20, Brasil e China assinaram um memorando de entendimento (MoU) para cooperação no setor audiovisual e de novas mídias. O acordo foi celebrado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; e pelo presidente e editor-chefe do China Media Group (CMG), Shen Haixiong, na última segunda, 18.

"Brasil e China têm uma relação muito proveitosa na seara da cultura. Estamos buscando fortalecer essa ponte cultural e é muito especial a maneira como isso está se constituindo", declarou a ministra na solenidade no Museu de Arte do Rio (MAR). O dirigente do CMG destacou a importância da parceria: "Aproveitando essa ocasião do G20, nós consideramos que podemos reforçar ainda mais as cooperações na cultura e no audiovisual entre nossos países".

O acordo firmado tem como objetivo estimular o fortalecimento do intercâmbio entre Brasil e China e a cooperação cultural; aprofundar a compreensão mútua entre os dois países e contribuir para o desenvolvimento das relações entre ambos. A cooperação bilateral engloba a possibilidade de colaboração na produção de obras audiovisuais, em projetos conjuntos, e na organização de eventos culturais, promovendo a difusão do patrimônio cultural das duas nações. Prevê, ainda, a promoção de intercâmbio técnico de pessoal, além da criação de oportunidades de comunicação e de formação para profissionais dos dois países.

Também participaram da atividade o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares; o secretário-executivo adjunto, Cassius Rosa; o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge; o coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura no G20, Bruno Melo; e o assessor especial da ministra, Carlos Paiva.

Na mesma data, o CMG assinou um memorando de cooperação com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, no qual ambas as partes concordaram em colaborar em áreas como produção de programas, aplicação inovadora de novas tecnologias e intercâmbio de pessoal. O presidente do CMG e o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, assinaram o documento.

Fundado em 2018, o China Media Group é a maior empresa estatal de mídia do país asiático. Nasceu a partir da fusão da CCTV (Televisão Central da China), CGTN (China Global Television Network), CNR (Rádio Nacional da China) e CRI (Rádio Internacional da China). Foi criado para operar como holding dos serviços nacionais e internacionais de transmissão de rádio e televisão da China. Além disso, também atua na área de streaming e de novas mídias.

Outros acordos

Já na última quarta, 20, SHaixiong, presidente do CMG, e Walkiria Barbosa, diretora do RioMarket e do Festival do Rio, assinaram em Brasília, durante o evento de comemoração das relações entre o Brasil e a China, o acordo de cooperação entre as duas empresas, que tem por objetivo promover a divulgação do audiovisual e fomentar a coprodução entre as duas nações. 

O Festival do Rio e o RioMarket iniciaram em 2008 uma relação com a China, trazendo para aquela edição do evento uma grande delegação. Em 2019, o RioMarket fez uma mostra de filmes chineses com participação de grandes produtores chineses e do Consulado da China. E desde 2023, o presidente do CMG Latin America, Zhu Boying, participa do evento para falar das atividades do grupo no Brasil.

O RioMarket é a área de negócios do Festival do Rio, que reúne há 26 anos produtores, exibidores e distribuidores de todas as janelas do audiovisual, além de profissionais da área criativa como roteiristas, diretores, fotógrafos, atores e figurinistas, entre outros, criando um ambiente propício para a formação de parcerias e acordos comerciais. Autoridades do setor, do Brasil e do exterior marcam presença no evento. 

Ainda na quarta, 20, o CMG também celebrou e renovou uma série de acordos com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para viabilizar a produção e a troca de materiais audiovisuais. O presidente da EBC, Jean Lima, lembrou que a parceria com a CMG teve início em 2019, abrangendo troca de programas, compartilhamento de conteúdo, formação de profissionais, bem como intercâmbio tecnológico. "Estamos preparados para as oportunidades e perspectivas que essa parceria continuará a proporcionar", afirmou. Lima também destacou o papel que a comunicação pública e governamental tem para o combate à desinformação, em especial em países de dimensões continentais e diferenças regionais como Brasil e China.

 

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