Videocamp lança edital de US$ 400 mil para a produção de filme sobre educação inclusiva

O VIDEOCAMP, plataforma digital de vídeos desenvolvida pelo Instituto Alana, lançou nessa semana, em evento na sede da ONU, um edital internacional de 400 mil dólares para patrocinar a produção de um filme que tenha a temática de "educação inclusiva". O edital destaca-se como um dos maiores do mundo voltados para filmes de impacto social, com patrocínio a uma única produção.

O Brasil é um dos países pioneiros na criação de legislação específica sobre educação inclusiva. No país, há uma ação, que se intensificou após a Convenção Internacional da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, responsável pela inclusão de milhares de crianças que, anteriormente a ela, não frequentavam a escola regular. Apesar dos avanços, o tema ainda é sensível, por isso a iniciativa de tomar o tema para o edital.

Estão abertas as incrições para projetos de animação, ficção ou documentário dentro do universo da educação inclusiva. Os materiais devem ser enviados até o prazo máximo de 21 de junho.

No dia 1º de setembro, serão anunciados os cinco finalistas selecionados. E, então, o projeto vencedor será divulgado no dia 21 de setembro. A comissão julgadora é composta pela cineasta afro-americana premiada Yvonne Welbon (Chicken and Egg); por Raúl Niño Zambrano (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã); Rosangela Berman-Bieler (Conselheira Global em Deficiência do UNICEF); Marcos Nisti (CEO do Alana); Paola Castillo (Chile Doc) e Cecilie Bolvinkel (EDN-European Doc Network).

O filme selecionado será adicionado ao catálogo gratuito da plataforma de filmes – até o momento, o VIDEOCAMP já promoveu mais de 19 mil exibições de conteúdos audiovisuais em mais de 90 países. As demais informações sobre o edital estão no site do programa.

1 COMENTÁRIO

  1. Bomndia.
    Tenho um projeto que estreou no final do ano passado com deficientes visuais. É um projeto de musics, onde todos que tocam ou cantam sao deficientes visuais.
    Dou aulas de musica para os iniciantes e promovo espetaculos para osnque ja tocam ou cabtam.
    Fasemos acrobacias com lira e malha nas apresentacoes. É fantastico!
    Seria muito extraordinário produzir um filme sobre este tema.
    Sou produtora musical e ate tenho ideia de como fazer. Mas nao é minha area. Tem alguma regulamentação, uma sugestao de valores, etc?
    Faco isso com projetos de musica, mas, filme são outros valores. Me ajudem.
    Obrigada.
    Nyna Ribeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui