Panvision abre as inscrições para os Festivais de Cinema 2023

FAM 2022 (Foto: Eduardo Lopes)

Estão abertas as inscrições para dois dos Festivais de cinema organizados pela Associação Cultural Panvision: a segunda edição do Festival Latino-Americano de Documentários de São Francisco do Sul – FALA São Chico e o 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM. Neste ano, para facilitar a participação dos realizadores, a Panvision unificou as inscrições e principais informações dos festivais em um único Guia de Inscrição. Os produtores podem optar por um dos Festivais e até mesmo por também registrar sua disponibilidade para outras ações da Panvision, como cineclubes e sessões especiais com parceiros.

"Enquanto diretora artística, pensando em uma série de reestruturações no Brasil de instâncias de fomento à cultura, além de todo o processo no mundo para seguir com a cura da relação de ter vivido uma pandemia, adoraria encontrar obras que dialogassem com a reflexão social com uma dose de ânimo", diz Marilha Naccari, diretora de programação da Panvision.

São aceitos filmes produzidos entre os anos 2022 e 2023, sendo que cada festival possui suas especificidades e datas diferentes de finalização das inscrições. Podem se inscrever ficções, documentários, animações, curtas e longas-metragens. As inscrições vão até o dia 10 de maio para o FALA São Chico e 21 de julho para o FAM 2023, e os festivais têm datas de realização para junho e setembro, respectivamente.  

O FALA São Chico, que realiza sua segunda edição em 2023, é destinado aos documentários de curta-metragem, latino-americanos, de três a 15 minutos. Unindo cinema e história, o evento tem como palco a cidade mais antiga de Santa Catarina, São Francisco do Sul, localizada no norte do Estado. Na sua edição de estreia, o FALA exibiu 26 filmes e reuniu um público de mais de 1.500 pessoas. Este ano, o festival será realizado de 21 a 24 de junho.

Já o FAM chega este ano na 27ª edição, com oito mostras competitivas, evento de mercado, atividades formativas e mais. O festival abre inscrições para diversos formatos audiovisuais: curtas e longas-metragens, documentários, videoclipes, filmes infantojuvenis, filmes que ainda estão em processo de finalização, entre outros. Podem participar realizadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O FAM 2023 será realizado entre os dias 21 e 27 de setembro. 

Para se inscrever, é necessário acessar o site oficial da Panvision e realizar o cadastro no Sistema de Inscrições. O Guia de Inscrição completo, com os critérios de cada festival e suas mostras, já está disponível. 

Festival também realizado pela Panvision, o Curta Jacarehy segue em processo de captação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui