Circuito Virtual de Palestras sobre Cinema Brasileiro abre com a cineasta Anna Muylaert

A Brazucah Produções, em parceria com o Centro Paula Souza, realiza entre os meses de abril e novembro de 2021 o "Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo". Com atividades gratuitas, a iniciativa é composta por 35 encontros, sendo 28 destinados a estudantes, professores e o público em geral e outros sete exclusivos para professores. 

A programação destinada ao grande público será aberta no dia 27 de abril, às 16h, com a palestra "Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo", ministrada pela premiada diretora Anna Muylaert, de "Que Horas Ela Volta?", "Mãe Só Há Uma" e do recente documentário "Alvorada", que integra a programação do Festival É Tudo Verdade 2021. A inscrição poderá ser feita online até a data da palestra. 

Programação 

As atividades de abril prosseguem com mais três atividades que vão abordar os gêneros narrativas ficcionais, animação e documentário. No dia 28, às 16h, a escritora e roteirista Sabina Anzuategui ministra a palestra "Panorama das narrativas ficcionais no Cinema Brasileiro". Já no dia 29, o público poderá participar de dois encontros: o diretor e professor de cinema Sávio Leite apresenta o "Panorama das produções de Animação no Brasil", às 10h, e Flávio Brito, professor do curso de Comunicação Social da FAAP, ministra às 16h a palestra "Documentário: o que é? Como fazer?".

As palestras de maio giram em torno da temática produção audiovisual, por meio de quatro encontros sobre roteiro, realização de documentário, segredos de produção do cinema brasileiro e técnicas de animação. Destaque para atividade "Como construir um roteiro", ministrada no dia 18, às 10h, por Sabina Anzuategui, roteirista de diversos filmes do cinema brasileiro, como "Uma Noite Não é Nada" (2019), "Ausência (2014) e "Jogo das Decapitações" (2013).

Até novembro, serão ministradas palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual, como desenvolvimento de games, realidades virtual e aumentada, produção audiovisual nas periferias, streaming, processos de criação de figurino, fomentos de novos talentos no cinema nacional e a relação de raça e gênero na produção brasileira, entre outros. As atualizações sobre os temas e palestrantes do circuito podem ser acompanhadas pelo Facebook da Brazucah

Apenas as pessoas inscritas receberão certificados de participação. Os encontros de abril serão transmitidos ao vivo pela página do Cine Autorama no Facebook e as atividades dos professores também serão transmitidas pelo canal do YouTube do Centro Paula Souza

"As atividades foram pensadas para instigar o nosso olhar sobre as novas formas de ver e de se fazer cinema. Ao longo dos anos, os filmes se tornaram uma eficiente porta de entrada para acessarmos novas culturas. Além disso, as produções audiovisuais estão cada vez mais presentes nas salas de aula como mais uma opção pedagógica", afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.

O "Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo"é uma contrapartida social de formação de público dos projetos Cinesolar, Cine Autorama e Rede Brazucah, organizados pela Brazucah Produções e que foram viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização Ministério do Turismo e Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui