TV Cultura tem novo programa com bonecos: "O Piano Mágico da Ju"

Consagrada por sua programação infantil e por produções com bonecos, a TV Cultura estreia na próxima segunda-feira, dia 26 de abril, "O Piano Mágico da Ju". Na atração, Juliana D'Agostini, musicista brasileira, pianista e solista reconhecida internacionalmente, interage com os bonecos, que são os compositores Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Chiquinha Gonzaga e outras personalidades do universo erudito.

"O Piano Mágico da Ju", que consegue levar a música erudita de forma simples e atraente para inserir as crianças nesse universo, estará na programação da TV Cultura de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 11h, inédito, e às 16h, com representação do episódio. E também poderá ser visto em breve no canal por assinatura TV Ra Tim Bum. 

Cenário 

A produção é gravada no Teatro Franco Zampari, pertencente à TV Cultura. O cenário do programa assume que todos estão em um teatro, o que traz liberdade para os temas. O palco tem um cenário amplo e diversificado, que mostra os bonecos se movimentando por todo o espaço. Em destaque está o piano de cauda branco, onde Ju e os bonecos se reúnem para tocar, cantar e conversar. 

Segundo a diretora Bete Rodrigues, o cenário foi pensado para recriar locais que a Ju visitou quando criança, como concertos, peças e musicais. "Assim, ela chega em um teatro desativado e relembra muitas memórias afetivas e emocionais quando reencontra peças, restos de cenários antigos, fotos dos compositores e o piano, que abre para ela tocar. A lenda desse piano diz que ele estava esperando a pessoa que merecesse tocá-lo. E quando a Ju toca o piano, os gênios da música ganham vida e vêm viver aventuras nesse lugar", explica. 

Trilha sonora e compositores 

Conduzida por um time de compositores, músicos, maestros e técnicos, sob o comando criativo de Juliana D'Agostini, a trilha sonora é um ponto forte do programa. O programa é 100% musical, do início ao fim de cada episódio. 

D'Agostini comenta que a ideia da trilha sonora foi escolher hits da música clássica, colocar batida pop e letra e deixar as canções divertidas. "Mais à frente, colocaremos coreografia, que é um jeito das crianças assimilarem, cantarem as músicas e se interessarem pelas histórias dos compositores. Se queremos mudar, precisamos começar a colocar novos ídolos nas cabeças das crianças. Nada mais certo do que colocar um ídolo que já é ídolo, como Beethoven e Mozart. Tem tantos personagens que as crianças se apaixonam, então, se a gente transformar Mozart em um personagem, elas vão se apaixonar e se interessar por essa história". 

Outros compositores e personagens, todos bonecos, aparecem durante a temporada: Bach, Anna Bach, Vivaldi, Guido d'Arezzo, Clara Schumann, Brahms, Havel, Saint-Saens e a brasileira Chiquinha Gonzaga, entrando no universo da música nacional, dando sinais do que virá para a próxima temporada. 

Os manipuladores 

A equipe de bonequeiros é das mais experientes do Brasil, com trabalhos reconhecidos, inclusive em produções da TV Cultura. Os bonequeiros são Aline Vasconcelos, Sergio Pirajá, Paulo Henrique dos Santos e André Damiliano, que trabalha em produções na TV Cultura desde 2013, como "Cocoricó", "Vila Sésamo", "Que Monstro te Mordeu?" e "Tá Certo!".

Histórico 

A relação da pianista com o público infantil surgiu com seu programa "O Piano Mágico da Ju", que realizou diversas apresentações e oficinas em escolas públicas do Estado de São Paulo: "O projeto nasceu da minha paixão em educar e tornar acessível a música de alta qualidade técnica e artística para crianças e jovens brasileiros. É muito gratificante acompanhar os resultados do projeto, que já atendeu mais de 20 mil crianças".  

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa Tenho certeza que é um trabalho com muita qualidade e significativo para nossas crianças. Ansiosa para assistir!! Que surjam mais projetos como esse…nossas crianças precisam e merecem o melhor!!

  2. Assisti, fiquei encantada com os bonecos. Que bom saber que existem programas assim. Certamente jamais vão acabar. Nossas crianças merecem aprender dessa forma tão linda!

    Parabéns a todos! Muito sucesso! E, por favor, continuem nos emocionando com toda essa magia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui