Bernardo Lessa, baiano de 27 anos que atua como gerente de lançamento do projeto Sessão Vitrine Petrobras, foi selecionado para o Cannes Makers, programa do Marché du Film, na França, para formar profissionais em vendas internacionais. Com isso, o profissional se torna a primeira pessoa a integrar os três laboratórios de talentos dos festivais de cinema de Locarno, na Suíça; Berlim, na Alemanha; e Cannes, na França.
Gago de nascença, Lessa criou aos 8 anos um vlog chamado "Diário de um Gago" para se comunicar. Desde então, continuou a contar histórias e a encontrar formas para que essas histórias cheguem ao público. Foi em Recife, durante a graduação em Cinema e Audiovisual pela UFPE, que descobriu sua vocação para curadoria, estratégia e a ponte entre filmes e plateias.
Aos 19, começou a trabalhar no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, onde contribuiu para aumentar a audiência da programação. Em 2019, mudou-se para São Paulo para integrar a Vitrine Filmes. Começou no atendimento e chegou à coordenação de negócios, lançando mais de 40 títulos, entre eles "Bacurau", "A vida invisível", "Druk – mais uma rodada" e "Alvorada".
Na Conspiração Filmes, atuou como coordenador de financiamento e vendas internacionais, trabalhando em produções como "O auto da Compadecida 2" e "Velhos bandidos". Hoje, além da posição no projeto Sessão Vitrine Petrobras, ele é sócio da Tanto, empresa que une marketing, formação e produção com foco em cinema independente e transformação de mercado, e também está à frente do perfil TantoCine, plataforma que soma mais de 32 mil seguidores e compartilha os bastidores do audiovisual.
Depois de ser selecionado para o U30 em Locarno (2021), na Suíça, e de representar o Brasil no Berlinale Talents (2025), na Alemanha, Lessa segue agora para Cannes, na França. O Cannes Makers, criado com apoio da Creative Europe MEDIA, é um programa imersivo que oferece formação em vendas internacionais, com foco em diversidade, sustentabilidade e colaboração. Ao lado de outros profissionais do setor, ele poderá discutir os caminhos do cinema global, trocar experiências e fazer com que mais histórias brasileiras cheguem a mais pessoas, em mais lugares.