Na pandemia, público vê mais TV paga e, no digital, busca por lives e treinos em casa

Um painel da Netquest realizado com exclusividade para a Turner ressalta o entretenimento como escape durante a pandemia. Entre os principais insights, o material aponta que o consumo da TV paga aumentou, principalmente entre jovens de 25 a 34 anos. No quesito filmes e séries, os gêneros mais buscados são comédia (62% e 39%, respectivamente) e ação (56% e 38%, respectivamente). O estudo também revela o aumento da procura, no ambiente digital, por conteúdos como tutoriais educativos ou treinos em casa, deixando clara a busca por um escape do noticiário hard news, com conteúdos que ajudem no combate à ansiedade.

As lives são outro destaque do período – elas têm atraído muitas visualizações e gerando engajamento. De acordo com a pesquisa da Netquest, assuntos relacionados à música geraram 48,5 milhões de conversas no Twitter, enquanto a Covid-19 gerou 25 milhões. Já no YouTube, o público busca especialmente por treinos em casa – segundo o painel, "treinos" está no pódio dos assuntos mais buscados na rede de vídeos e foi citado por 44% das pessoas. Games também estão em alta na quarentena: segundo dados do Twitter Marketing Insights & Analytics, 53% dos usuários afirmaram estar jogando mais e 14% disseram estar assistindo mais e-sports.

A pandemia também acelerou a procura por internet de qualidade, aplicativos de conversa por vídeo e dispositivos que facilitem conexões a longa distância. Tudo indica, porém, que o avanço digital conquistado durante a quarentena deverá continuar forte depois dela: de acordo com o estudo Barômetro Covid-19 da Kantar, sete em cada dez pessoas continuarão a optar por meios eletrônicos depois da pandemia. 

A Turner na quarentena

Desde o início das recomendações de isolamento social no Brasil como medida de combate ao avanço da doença por aqui, a a Turner aumentou seu investimento em produções de entretenimento e foi uma das primeiras a criar programas especialmente para o período, já em 17 de março. Alguns deles são "Quarentena do Alê", "1×1" com Mauro Beting, "Fora de jogo", "No Ar com André Henning Especial" e "Mano a Mano!", nas diversas plataformas do Esporte Interativo, como Facebook e YouTube.

O grupo de mídia tem se mantido atento ainda a outras tendências de entretenimento do período, como as lives. A Turner tem produzido, desde o início da quarentena, lives como o "Expresso TNT", que já reuniu convidados como Karol Conka, Leandro Hassum e Tiago Abravanel em bate-papos com a apresentadora Aline Diniz. E diante do crescimento da busca por exercícios físicos para fazer dentro de casa, os canais digitais do EI passaram a transmitir o "Treine em Casa", com ginástica funcional e outros exercícios para quem teve de abdicar da academia, atração que bateu recordes de views e engajamento.

A programação da Turner também buscou se conectar com as pessoas que estão jogando mais video-game durante a quarentena e assistindo a mais jogos de e-sports, colocando no ar uma nova versão da "Copa EI Games", que reuniu atletas de alguns dos principais times do Brasileirão num torneio virtual de Fifa. Além das plataformas digitais, o torneio também foi transmitido pelo canal Space. O EI já prepara uma segunda edição com jogadores brasileiros que disputam a Champions League.

Por fim, a Turner se prepara para estrear no dia 30 de junho, no Warner Channel, a série de comédia "Carenteners". O projeto é um branded content, apresentado por Dell e Mapfre, que conta a história de um casal que se conhece e se apaixona antes de começar o isolamento social. Mesmo com a chegada da pandemia, eles investem em um relacionamento à distância, conectando-se por celular, apps de chat e vídeo chamadas e seguindo as recomendações das autoridades de saúde. 

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