Festival comKids 2020 anuncia programação de masterclasses, workshops, mesas de debate e premiação

O Festival comKids Interativo 2020 será realizado de forma inteiramente virtual, com transmissões diárias pelo YouTube entre os dias 11 e 15 de agosto.

Na programação, profissionais das áreas de mídia, educação, artes e diferentes setores ligados à produção de conteúdos interativos para crianças e adolescentes debatem, trocam, se encontram e celebram a cultura digital infantil. Além das atividades voltadas a profissionais, pais, mães e educadores, o evento conta ainda com uma mostra audiovisual aberta e gratuita de conteúdos infanto-juvenis, que será exibida no YouTube Kids e na Spcine Play de 11 a 31 de agosto.

Na abertura do evento, dia 11, Lala Deheinzelin, futurista e pioneira no setor da economia criativa, fala sobre narrativas de futuros e crianças a partir das 19h. Já no dia 13, o professor Dr. Scot Osterweil (MIT Game Lab – EUA) ministra uma palestra sobre games seguida de um bate-papo ao vivo com o público virtual a partir das 10h. No dia 14, é a vez de Edgard Gouveia Jr. apresentar o seu "Desafio 10 X 10" e conversar com o público sobre jogos e gincanas digitais de impacto social a partir das 17h.

Nas mesas, distribuídas ao longo dos dias, o comKids recebe realizadores audiovisuais, pesquisadores, educadores, desenvolvedores e outros profissionais para falar sobre educação midiática, consumo da internet em tempos de pandemia, diversidade, games e cultura digital para uma geração superconectada. Entre os destaques, estão a mesa "As crianças alpha ou a geração dos super-conectados", com apresentação de pesquisas que versam sobre a temática da Multifocus e do canal Gloob, na quarta, 12, às 10h; a mesa "Educação midiática e cidadania", com Alex Sayad (UNESCO), Gabriela Borges (UFJF); Julia Tomchinsky (Sesame Workshop), na mesma data, às 14h; e a mesa "Canais e suas estratégias interativas – apresentação de cases", com Gloob e PlayKids, na quinta, 13, às 17h. A programação completa está disponível no site do evento

A competição será transmitida ao vivo, no dia 14, com apresentações dos finalistas de cada uma das quatro categorias profissionais: apps, games, livros digitais e multiplataforma. Entre os finalistas desse ano, estão produções de diferentes países da região ibero-americana, que serão votadas pelo público inscrito. O anúncio dos vencedores acontece às 20h, com o encerramento do evento.

No eixo de formação do Festival, há ainda uma agenda para sábado, 15: um workshop com o professor Dr. Francisco Tupy (Col. Porto Seguro/FAAP) sobre o uso de jogos na prática educativa, e uma masterclass com Lala Deheinzelin sobre jogos que reinventam a economia. As oficinas são gratuitas, porém têm vagas limitadas. Confira no site como participar.

O Festival comKids Interativo 2020 é um espaço de promoção, valorização e premiação de produções digitais e interativas para crianças e adolescentes. A apresentação do evento está por conta da Spcine, Empresa do Cinema e Audiovisual de São Paulo. A realização é do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, e do Goethe-Institut. A colaboração ficou por conta da Singular, Mídia e Conteúdo, Ablink e YouTube Kids, e o apoio está sendo oferecido por Unibes Cultural, GAPMIL, BRAVI e Mono Animation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui