"Marte Um", de Gabriel Martins, estreia nos cinemas em agosto

"Marte Um", novo filme de Gabriel Martins, da produtora mineira Filmes de Plástico, teve estreia mundial no Festival de Sundance deste ano e já rodou o mundo, onde foi exibido em mais de 25 Festivais. No Brasil, o filme será exibido no Festival de Gramado e estreia nos cinemas no dia 25 de agosto.

Trata-se do segundo longa do cineasta e tem, como um dos temas centrais, a realização de um sonho infantil. O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.

O pai, Wellington (Carlos Francisco, de "Bacurau", e da Companhia do Latão de teatro), é porteiro em um prédio de elite, e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do AA. Tércia (Rejane Faria, da série "Segunda Chamada") é a matriarca que, depois um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.

"O filme foi desenvolvido entre 2015 e 2018, um período de muitas mudanças abruptas nos campos social e político do país. Vários movimentos nos fizeram confrontar com o que pensávamos sobe raça, gênero, economia e muitos aspectos da sociedade. Produzimos o filme graças a um fundo para diretores negros, e isso sempre me trouxe um senso de responsabilidade muito grande, com honestidade e compreensão de que esse filme pode ser uma forte representação de uma cultura da qual faço parte". 

"Marte Um" é assinado pela produtora mineira Filmes de Plástico, fundada por Gabriel Martins, Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira e Maurilio Martins, em 2009, e que tem em sua filmografia longas premiados como "Temporada", "Ela volta na quinta", "No coração do mundo" e "Contagem". Suas produções também foram destaque em festivais com Cannes, Roterdã, Brasília e Tiradentes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui