Em Gramado, cineasta Allan Deberton estreia na direção de longas com "Pacarrete"

Gramado, RS - 21/08/2019 - 47º Festival de Cinema de Gramado - Debate do Longa-metragem brasileiro Pacarrete - Atriz Marcélia Cartaxo e o Diretor Allan Deberton - Foto: Cleiton Thiele / Agência Pressphoto

O filme "Pacarrete", que marca a estreia do cinesta Allan Deberton na direção de longas-metragens, já desponta como forte candidato às principais premiações do 47º Festival de Cinema de Gramado. Exibida na última terça, 20, a obra foi aplaudida de pé pelo público no Palácio dos Festivais, em sessão da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros.

A trama se passa na cidade natal do diretor, Russas, no Ceará, e conta a história de Pacarrete (Marcélia Cartaxo), professora de dança aposentada que vive com a irmã cadeirante Chiquinha (Zezita Matos) e tem Maria (Soia Lira) como empregada doméstica. Apaixonada por dança, ela carrega como sonho estrelar um balé para a população local durante a festa de aniversário da cidade, que está prestes a acontecer, e é muito incentivada por Miguel (João Miguel), dono de um armazém local. Mas a falta de interesse do governo e da população em geral por espetáculos e por arte, como um todo, se torna seu principal oponente.

Na última quarta, 21, diretor e elenco participaram de um debate sobre o longa no Hotel Serra Azul, em Gramado. Na ocasião, Deberton contou que o projeto levou dez anos para ser concluído e que foi bastante calcado em fatos reais. Sobre a estreia no Festival, ele declarou: "Está sendo emocionante essa repercussão. Gramado parecia distante da gente, mas essa acolhida pode contribuir para que o filme se aproxime mais do público. Me emociona quando a plateia tem acesso a essa afetividade que também está impressa nas atrizes. O maior legado do filme é mexer com as emoções. Ele tem que ganhar mais espaço nos cinemas, nas escolas.". O diretor relevou ainda que clássicos do cinema, como "Crepúsculo dos Deuses" e "O fabuloso destino de Amélie Poulain" foram algumas de suas principais referências.

"Pacarrete" tem previsão de estreia no circuito nacional para o primeiro semestre de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui