Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), participou do SET Expo 2024 e falou sobre as demandas da radiodifusão pública na próxima geração da TV. Segundo ela, a TV 3.0 deve trazer melhor qualidade de imagem e áudio e também a garantia dessa qualidade para a multiprogramação, que é fundamental para o campo público.
Bittencourt também falou sobre a necessidade de uma plataforma comum de vídeos e outros conteúdos que vá além dos canais e da transmissão de fluxo contínuo, mas que possa ser um espaço tanto de repositório de vídeos quanto de prestação de serviços.
A diretora da EBC destacou a importância da acessibilidade na radiodifusão e do avanço nesse sentido, bem como da mensuração de resultados para otimizar serviços e entregas para a sociedade.
Desafios
Bittencourt também destacou os desafios do campo público na TV 3.0, como a distribuição e a infraestrutura para essa distribuição, o investimento em CDN e em parcerias para isso, o investimento nos parceiros que são as universidades com possíveis locais de distribuição, o desenvolvimento do aplicativo das públicas e a regulamentação.
Ela afirmou que a EBC está trabalhando com a perspectiva de espaços de inovação tanto dentro da empresa quanto em parceria com o CNPq, para que pesquisadores possam trabalhar com esse olhar específico para o campo público.