Mais de 300 milhões de horas/mês/total de devices, dedicadas ao consumo de conteúdo em quatro plataformas -TV Linear Tradicional (aberta e paga), Streaming, Apps de Serviços e Games; e 75% do tempo total deste consumo é por meio de aplicativos. Esses são alguns dos dados sobre a audiência da base ativa e conectada das Smart TVs Samsung no Nordeste apontado em recente mapeamento realizado pela Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics.
Com o intuito de identificar o público da região, bem como, seus hábitos de consumo de conteúdo, plataformas e publicidade nas CTVs da marca, ficou constatado na análise que o Nordeste é 3% mais linear do que a média do Brasil. Ou seja, trata-se de um perfil que valoriza muito os conteúdos oferecidos em canais de TV tradicionais lineares (abertos ou pagos) principalmente os ao vivo e entre todos os conteúdos os Top 3 são: 1º Notícias, 2º Esportes e 3º Novelas. E, para dar uma dimensão da respectiva participação regional no todo, é o segundo maior mercado em audiência, representando 19% das mais de 18 milhões de CTVs ativas e conectadas no mês de julho em todo o território nacional.
O consumo nas CTVs Samsung em detalhes
– Gamers: Os heavy gamers do Nordeste jogam, em média, 85 vezes por mês utilizando múltiplas plataformas (linear, streaming e gaming). São considerados “turistas de plataformas” já que transitam entre as três interfaces de forma contínua e, no mesmo período, em busca de entretenimento e descobertas, marcas, serviços e publicidade. Para este consumidor, os gêneros como Ação e Aventura, Shooters, e Esportes e Lutas são os mais populares na hora de escolher um jogo.
– AVOD: aqui estão aqueles que optam por consumir 50% dos conteúdos no formato Advertising Video On Demand (AVOD) no streaming. E isso indica uma aceitação crescente de modelos suportados por anúncios, um dos motivos que fazem com que a plataforma FAST da Samsung – o Samsung TV Plus – seja o 3º APP mais consumido/mês nas Smart TVs da marca. Um serviço com mais de 96 canais totalmente grátis, sem downloads, assinaturas ou cadastros já que é totalmente suportado por publicidade.– Mídia: As estratégias de mídia precisam se adaptar para impactar efetivamente as audiências consumidoras, pois 32% das Smart TVs Samsung no Nordeste não consomem mais o formato linear tradicional apenas plataformas de streaming, APPs de serviço ou gaming. São milhões de pessoas que marcas com uma estratégia linear-only deixam de se conectar ou engajar ao não serem vistas por quem está consumindo outras plataformas.