Paulo Seixas, coordenador técnico do time de visual display do SIDIA e especialista em desenvolvimento de novos produtos e em gestão da inovação, apresentou uma palestra no congresso SET Expo nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, sobre o novo cenário de streaming no pós-pandemia, partindo do ponto que o período passado foi marcado por um vertiginoso crescimento de plataformas. Porém, com o retorno das atividades, aumento da concorrência e custos de produção, o mercado saiu de uma falsa ilusão de que continuaria em plena ascensão e precisou se movimentar para manter sua lucratividade, apostando em novos modelos de negócio e implementando novas tecnologias.
Inicialmente, ele pontuou que a crescente competição do mercado levou à consolidação, com grandes players adquirindo serviços menores. "Essa tendência de fusões e aquisições está moldando o futuro da indústria", ressaltou. Seixas ainda citou que, durante o período pandêmico e até um pouco depois, os principais movimentos vistos nessa indústria foram os maiores investimentos em produções locais e segmentação de nichos para atender aos interesses das pessoas que queriam ver coisas diferentes daquelas que eram massivamente produzidas.
"As principais tendências pós-pandemia mostram uma adaptação contínua das plataformas de streaming às novas expectativas dos consumidores, com foco em personalização, conteúdo diversificado e sustentabilidade", resumiu. Confira abaixo cinco tendências que o especialista elenca.
Novos modelos de negócio e preços escalonados
No início, as plataformas de VoD, que foram "seguindo a fila" atrás da Netflix, eram baseadas em modelos por assinatura – eram poucas as que contavam com exibição de anúncios publicitários. No Brasil, por exemplo, só o Globoplay foi contra esse padrão estabelecido. No entanto, a estratégia logo se revelou um tanto quanto limitada, e para manter suas curvas de crescimento, a sustentabilidade do negócio e suas bases de assinantes, além de atrair novos, as plataformas passaram a oferecer diferentes opções ao público, que hoje pode assinar a maior parte dos serviços optando entre seus pacotes de preços mais baixos, que normalmente são subsidiados por publicidade, ou os pacotes "premium", sem anúncio. Alguns serviços, como a Max, têm planos intermediários para além dessas duas opções mais "clássicas". O que muda normalmente é em quantos dispositivos o serviço pode ser usado ao mesmo tempo, a qualidade de imagem e a possibilidade de fazer download de títulos. A existência de novos modelos que trazem preços escalonados, ou seja, oferecem ao consumidor pacotes mais baratos, médios e mais caros, já nem pode mais ser chamada de tendência, pois se trata de uma realidade da indústria.
Produção e distribuição descentralizadas
As restrições impostas pela pandemia aceleraram a adoção de tecnologias de produção remota. Esse método continua a ser utilizado, permitindo maior flexibilidade e redução de custos na criação de conteúdo. Além disso, os modelos de lançamentos simultâneos, onde os filmes são lançados no cinema e nas plataformas de streaming, ganharam força, oferecendo maior conveniência aos consumidores e desafiando o modelo "tradicional" de janela de lançamento.
Sustentabilidade e inclusão
A pressão por mais diversidade e inclusão nas produções audiovisuais tem levado a um crescimento na oferta de conteúdos que refletem diferentes culturas e comunidades. Em paralelo, as plataformas de streaming estão cada vez mais focadas em práticas sustentáveis, alinhando suas operações e produções às crescentes preocupações ambientais do público.
Interatividade e experiências personalizadas
Num mundo em que a Inteligência Artificial é a bola da vez, é claro que as plataformas também vão buscar maneiras de usar essas novas tecnologias para aprimorar seus serviços. Nesse sentido, elas buscam principalmente formas de oferecer mais interatividade, experiências personalizadas e hiper customização – coisas que podem resultar em mais engajamento dos usuários. O conteúdo interativo, como séries e jogos onde o espectador pode escolher o rumo da história, estão ganhando popularidade, proporcionando uma experiência mais envolvente.
Foco em comunidade e interação social
Por fim, são tendências as experiências coletivas e integração com as redes sociais. Ferramentas para assistir a conteúdos em grupo de forma online, como as "watch parties", têm se tornado populares, oferecendo uma experiência social mesmo à distância. Ao mesmo tempo, as plataformas de redes sociais estão integrando funcionalidades que permitem que os usuários compartilhem suas experiências e interajam diretamente nos aplicativos.